Wednesday, September 30, 2015

AMOR E PAIXÃO




Se você se casa para fazer o outro feliz, você ama; quando você se casa para o outro fazer você feliz, você está apaixonado. A paixão é cega e egoísta. Você vê no outro o que o outro não é e exige o que ele não pode dar. Daí, você se torna escravo de um sentimento que pode levá-lo a grande sofrimento. Paixão é para quem tem juízo. O amor começa numa grande amizade, e a paixão termina numa grande separação.
Paixão é para quem impõe limites. Paixão sem rédea é trem descarrilhado. O limite preserva a paixão, o descomedimento (segundo os gregos: a HYBRIS) obriga à desistência ou provoca rejeição. Difícil é domá-la, já que o apaixonado é PASSIVO na relação. O apaixonado é um PACIENTE, não é ele que apaixona, é ele que se apaixona.
O psiquiatra Rubens Coura diz que "Paixão é doença e merece tratamento". Já o teatrólogo Nelson Rodrigues dizia que "Sem paixão, não dá nem pra chupar picolé". E um Autor Desconhecido disse que "Amor sem paixão é triste. Paixão sem amor é horrível."
Penso que o homem é carente de explicação, e não saber o que está acontecendo consigo mesmo é sempre um inferno interior. Não sei se serviria a advertência da entrada do templo de Delfos que inspirou o filósofo Sócrates: CONHECE-TE A TI MESMO
Sosígenes Bittencourt

Tuesday, September 29, 2015

VEREADOR EDMO NEVES

Professores são homenageados por projeto de Edmo Neves

Foi aprovado, na sessão 27° sessão legislativa da Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão, realizada no ultimo dia 26 de setembro, o Projeto de Lei 041/2015, de autoria do Professor Edmo Neves (PMN) que deu nome a 43 ruas de um novo empreendimento que está sendo finalizando na cidade.

“São dois loteamentos: o Lua da Vitória 1, onde procuramos homenagear 26 professores que marcaram várias gerações na nossa cidade, e o Luar da  Vitória 2, onde lembramos de outros 17 vitorienses que ao seu modo contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento do município e não merecem ser esquecidos”, explicou Edmo Neves.

Os loteamentos ficam próximos da Avenida Henrique de Holanda, na altura do bairro Caiçara e estão sendo construídos pela Colorado Empreendimentos. A empresa procurou o gabinete do Professor Edmo para que fosse providenciada a denominação das vias. De acordo com a Colorado, as obras encontram-se 90% concluídas. Além dos nomes das ruas, o empreendimento conta também com pavimentação, rede de energia e de água, drenagem e terraplanagem.

O projeto de lei com a nomeação das 43 ruas segue agora para sanção do Prefeito Elias Lira e em seguida para a gerência comercial do Correios, para que sejam providenciados os CEPs e a entrega possa ser regularizada. A construtora se comprometeu a entregar o loteamento com as ruas sinalizadas.


Loteamento Luar de Prata 1:
Rua PROFESSORA MARIA DO CARMO MONTEIRO DANTAS
Rua PROFESSORA LÚCIA BELTRÃO
Rua PROFESSOR JOÃO NERI BARBOSA
Rua PROFESSORA MARIA DO CARMO TAVARES DE MIRANDA
Rua PROFESSORA LEONAR BANDEIRA
Rua PROFESSORA MADRE TARCÍSIA
Rua PROFESSOR CLÁUDIO BARNABÉ
Rua PROFESSORA MARIA ROMÃO DE SOUZA SANTANA
Rua PROFESSORA IÊDA MARIA CARVALHO DE OLIVEIRA
Rua PROFESSORA MARIA EDITH DE HOLANDA CAVALCANTI
Rua PROFESSORA ANTONIETA VARELA
Rua PROFESSOR ORLANDO SENA
Rua PROFESSORA MARIA ARAGÃO
Rua PROFESSORA MARIA ISABEL ÁLVARES
Rua PROFESSORA ANA MARIA ALVES
Rua PROFESSORA GILVANETE VIEIRA GUEDES
Rua PROFESSOR CARLOS LOPES
Rua PROFESSOR JOSÉ AMANCIO LOPES
Rua PROFESSOR NIVALDO SOARES
Rua PROFESSORA RUTH ALVES XAVIER
Rua PROFESSORA LUZINETE ÁLVARES
Rua PROFESSORA GUIOMAR BARROS
Rua PROFESSORA CARMELITA ALVARES
Rua PROFESSORA GASPARINA DE DEUS E MELO
Rua PROFESSORA CILENE PADILHA CAMPOS
Rua PROFESSORA SEVERINA MONTEIRO DE BARROS

Loteamento Luar de Prata 2:

Rua JAVAN AGEU DE LIMA
Rua ROMILDO MARIANO DE BARROS
Rua LAVOISIER JOSÉ BARBOSA FALCÃO
Rua RENATA FREIRE DE MOURA
Rua DIÁCONO JOSAFÁ FERREIRA DE SOUZA
Rua POETA DILSON LIRA
Rua DUDA DA PASSIRA
Rua SELMA DO COCO
Rua MARIA JOSÉ DE ANDRADE RIO LIMA
Rua ANÍSIO MAGALHÃES DE ANDRADE
Rua ADROALDO ANTÔNIO DE BARROS
Rua DR. JODALVO SAMPAIO COUTO
Rua DELEGADO ARTUR TITO MENDES
Rua SIMÔNIDES DA SILVA BITTENCOURT
Rua VEREADOR ANTÔNIO PEREIRA
Rua MARIA AZEVEDO DE ANDRADE
Rua JOÃO TAVARES DE LIMA

Friday, September 25, 2015

PALMAS PARA ISAQUE

   
Arrumado, chegou o meu sobrinho, de 2 anos, aqui em casa, de manhã cedinho.
Pegou na grade, chamou pelo meu apelido doméstico, todo falante: - Sosi, abre! Eu tô, aqui, preso.
Na realidade, ele não estava preso, quem estava preso era eu, ele estava livre. Mas, o fato de não poder penetrar no recinto o colocava numa situação de privação de liberdade. Enfim, ele estava certo.
A pergunta é a seguinte: Como pode a criança ser tão curiosa, e os adultos aprenderem tão pouco com a curiosidade que tinham?
Palmas para Isaque!
Sosígenes Bittencourt