Monday, June 02, 2008

"O Recife é uma favela só"



A propósito de ter ido a Recife, na semana passada, por óbvia necessidade, andei percorrendo, do Jiquiá até o Cais do Apolo, e retornando para Vitória. Imaginem o que não devo ter visto. Isso, porque passo meses sem visitar a Veneza Brasileira.
Em recente artigo publicado pelo cronista e publicitário Joca Souza Leão, sob o título “A miséria mora ao lado", lê-se:
São mais de setecentas favelas no Grande Recife. Não há um único bairro da cidade sem favela. (...)
Os bairros de São José, Santo Antônio e do Recife são hoje favelas. (...)
Na minha infância, nos anos cinqüenta, era vizinho de uma favela, a Ilha do Chié. As pessoas viviam em mocambos de taipa, cobertos de palha. Pobres, muito pobres. Mas não miseráveis.
Demógrafos, economistas e cientistas sociais haverão de discordar. Pelas suas contas e estatísticas, houve progresso de lá pra cá. E provam. Televisores, liquidificadores e geladeiras são indicadores. Mas nada era parecido com o que se vê hoje. Não sou cientista nem preciso de números para ver que tem gente morando como rato.
Nós, os afortunados, fomos morar em edifícios e condomínios, imaginando que a miséria iria sempre morar em guetos distantes, empurrada pelas regras do capital, pela especulação imobiliária. Mas, nem sempre, de manso, ela veio se chegando, se chegando e chegou. O Recife é uma favela só.
"
Aliás, as meninas gêmeas que morreram envenenadas e moravam num mocambo em Ipojuca, comendo macaxeira com água, dormindo numa cama suja sobre um chão de terra, tinham uma televisão para assistir.
Sosigenes Bittencourt

No comments: