Thursday, July 02, 2009

Comentário do dia 03/07/2009

Recebo um telefonema de uma pessoa amiga que me pergunta:
- Sosígenes, como é que você está?
E respondo: - Aprendendo a me levantar.
Um dia, assistindo a uma entrevista de Lair Ribeiro, vi quando o mestre de auto-ajuda explanava sobre os fracassos, as quedas. Dizia que se na primeira vez que caímos não tivéssemos tentado nos levantar, estaríamos sentados até hoje. Referia-se às vezes que uma criança cai, na tentativa de caminhar. Tenho sido, até hoje, um titã na maneira vigorosa de reagir diante dos fracassos. Essa pessoa bem o sabe. Também não me esqueço de uma frase de um amigo: "Quando as coisas estão muito ruins é porque está perto de melhorar." Também gosto de levantar o astral das pessoas, isso me faz bem, me melhora. Essa é uma forma, inclusive, de galvanizar ajuda.
Esse comentário deve-se ao suicídio de um amigo de adolescência, cujo sepultamento está acontecendo, hoje, na cidade. Naquele tempo, era um rapaz simpático e alegre, jamais poderíamos imaginar que, um dia, tirasse a própria vida. O suicídio é um assunto que requer cautela ao falar. Pois me lembro do psicólogo Dias da Silva, que dava conselho na televisão, na década de 70, e terminou se suicidando.
À família enlutada, minhas condolências.
Sosígenes Bittencourt

9 comments:

Unknown said...

Sosígenes, bom dia!
O meu primeiro acesso à Net, hoje, está sendo aqui, no seu Blog. Comecei a ler essa postagem pensando que a mesma teria um final diferente, quando, de repente, me deparo com essa notícia. É lamentável.

"Um amigo ama em todo o tempo, e na hora da aflição ele se torna um irmão" (Provérbios 17:17).

Sosígenes Bittencourt said...

Tenho muita cautela ao me referir a SUICÍDIO. Há sempre um mistério por trás. Haja vista que países que detêm maravilhoso Índice de Desenvolvimento Humano são recordistas em suicídio. Ademais, estamos cada vez mais sujeitos a depressão, e não conhecemos nem a nós mesmos.

Toncá said...

Caro Sosígenes,
Comungo consigo nas condolencias a familia enlutada, porém como estou ausente de Vitória, poderias me informar de quem se tratava?
Um abraço,
Toncá

Anonymous said...

Meus sinceros pêsames.

*****************************

ps: Parabéns professor, pela sua definição referida ao Suicídio.

Sosígenes Bittencourt said...

Toncá, foi LIBA, irmão de PRETO, filho de seu ELÍSIO da Movelaria. Ele ateou fogo no corpo, lá na BR. O seu pai também se suicidou na BR, de tiro.

Sosígenes Bittencourt said...

Fico animado quando vejo comentários no meu blog, porque fico sabendo quem está por trás do Contador de Visitas.
Forte abraço!

Toncá said...

Liba foi meu colega de Ginasio. Gente de primeirissima qualidade. Sempre de bom humor. Acho ser este o segundo amigo que se vai dessa forma. O outro foi Ernesto Calixto, lembras?

Sosígenes Bittencourt said...

Ernesto Calixto foi o assassinado no Pátio da Matriz, por ocasião de um Carnaval? Irmão de Sheila? O seu pai chamava-se seu Calixto e aplicava injeção em domicílio?

Toncá said...

O que foi assassinado no carvanal, chamava-se Flávio, acho que era irmão dele. O Ernesto suicidou-se, num pacto de morte com a namorada, uma menina que vivia pela matriz, loirinha, cujo nome não me recordo. O amigo Dryton deve saber da história.