Tuesday, November 30, 2010

Ana Maria Braga 'revista' policial do BOPE

Amostrada estava Ana Maria Braga, entrevistando e 'revistando' o soldado Nunes, do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), no Mais Você, para todo mundo ver.
De tanto apalpar o policial, abrindo-lhe mochilas e bolsos, só faltou o cidadão explodir de rir. Não é brincadeira, o cara com um matulão daquele nas costas, pesando mais de 20 quilos, acostumado a dar soco em ponta de faca, tendo que ficar sério, com Ana toda delgada, escavacando-lhe tudo. Até kit de escovação dentária, ela exibiu para o mundo, dando palavrinha sobre a preservação do hálito.
No final do programa, ainda achou bonito o patch que recebeu de presente, com a caveira do BOPE. “Muito bonito isso”, comentou a apresentadora, que cuida tanto do visual, encantada com o cocão de um esqueleto.
Hilário abraço!
Sosígenes Bittencourt

Monday, November 29, 2010

Entre o céu e o inferno

Não tenha a menor dúvida de que o homem não se esforça para ir para o céu. Teme o inferno por questões óbvias. O Satanás, por exemplo, é um ente indormido, que passa a vida espetando seus moradores com um tridente em chamas. Ninguém pode dormir naquela infelicidade. No entanto, o homem é bamba em transformar a vida terrenal num verdadeiro inferno, comprometendo sua salvação. E quando sabe que no céu não tem os prazeres da vida existencial, fica até desanimado com a paz. Ninguém imagina que no céu tenha sexo, dinheiro, birita, remelexo, samba do crioulo doido. Será que os cariocas, envolvidos com o uso e o tráfico de drogas, querem ir para o céu? Lá nem polícia tem, para tantas emoções, tiroteios, blindados, caveirões.
Luxuriante abraço!
Sosígenes Bittencourt

Friday, November 26, 2010

A homem acha a paz chata

O homem acha a paz chata, por isso inventou a guerra, que é mais emocionante. O mundo conspira contra a paz, seduzido pelos motivos de sofrimento. O ser humano é um escravo cerebral das sensações, dependente químico das emoções existenciais mais impactantes. Acha mais emocionante a luta do que a comunhão. Gosta da paixão, embora sofra, desprezando o cultivo do amor, que é manso e sereno. Quando alguém mais brando diz que ama, o contemplado se abusa, enjoa. Prefere alguém prepotente que disfarça, atordoa, fere. Os cristãos disputam Jesus no grito, se dividem em nome do Senhor. O ninho dos profetas, a pátria das religiões é um barril de pólvora. Os regimes teocráticos são assassinos. As Coreias, desenvolvidas, reconstruídas com base na disciplina e na educação, sentem saudade da guerra, arengam tanto quanto as cubatas africanas, antro de ladrões, analfabetos e miseráveis. A mídia vende mais desastres ecológicos, conflitos humanos, crimes, catástrofes, porque o coração humano se emociona e prestigia. Por mais que o mundo produza bens e serviços, evolua cientifica e tecnologicamente, a paz parece, a cada aurora, mais distante.
Caótico abraço!
Sosígenes Bittencourt

Thursday, November 25, 2010

FRAGMENTOS

A guerra é o cúmulo da insanidade coletiva,
é a única disputa em que não há vencedor.
Sosígenes Bittencourt

Wednesday, November 24, 2010

Uma lua no céu

Ontem, havia uma lua no céu. Contemplava-a pela janela do ônibus em movimento. Nada me inspira mais do que o burburinho das rodoviárias e a paisagem vista da janela; as viagens, mesmo de curta duração. Imagine o que não senti quando viajei de avião.
Uma menina, ao lado, me chamou a atenção: - Veja que coisa linda, professor. O senhor não acha que só Deus pode fazer uma coisa dessa?
Na realidade, se você observar direitinho a natureza, sentirá uma sensação de que Deus existe, embora esta emoção me pareça acontecer de forma diversa em cada um. Quer dizer, Deus não estaria na montanha, no mar ou no céu, mas dentro de você, é uma descoberta interior. Ninguém ensina Deus a ninguém. Se uma Igreja está cheia de fiéis, contudo, cada um crê na medida de sua fé. Tem fé que balança numa topada. Em outros, a fé produz vidência, premonição. Nem todo mundo é Daniel, que enxergava o mal, com os olhos espirituais, quando na aparência tudo parecia estar perfeitamente bem.
Ungido abraço!
Sosígenes Bittencourt

FRAGMENTOS

Se você matar a criança que existe em você,
o adulto que sobreviver matará você.
Sosígenes Bittencourt

Monday, November 22, 2010

Quadro de Frases


Música é vida interior,
e quem tem vida interior
jamais padecerá de solidão.
Artur da Távola

A Compradora Compulsiva e o Liso

Um dos assuntos abordados, hoje, de manhã, no programa de Ana Maria Braga, foi sobre o Comprador Compulsivo. Aquele que compra tudo quanto é supérfluo em detrimento do essencial, terminando endividado e deprimido, a merecer tratamento psiquiátrico. Trouxe até uma senhora que chorou de vergonha do seu estado psicológico, de sua fragilidade e o drama que vivia. Ainda bem que apareceu um psiquiatra dizendo que há tratamento eficiente e o problema tem cura. Aí, me lembrei da conversa entre uma Compradora Compulsiva e um liso:
A Compradora Compulsiva: - Eu era de um jeito que não podia ver um par de sapatos, que ia logo comprando.
O liso: - Eu tenho um caso parecido. Não posso ver um par de sapatos.
A Compradora Compulsiva: - Por quê?
O liso: - Porque não tenho dinheiro para comprar.
Sosígenes Bittencourt

Sunday, November 21, 2010

FRAGMENTOS - retrospectiva

Deus deu ao homem a água, e o homem deu ao homem a conta d’água.
No Dia de Finados, choramos por nossos mortos e por nós mesmos um dia.
Na orla marítima, em tempo de fio-dental, o binóculo procurava um biquíni.
O que mais aconselharia à polícia era não botar a mão no preso com o ódio do contracheque.
Agiota até no amor, só dá um beijo por dois.
Só nas Provas de Recuperação é que se conhece o pai do aluno irrecuperável.
(Novembro - 1987)
120 dias de licença-maternidade são mais do que o suficiente para a mulher retornar grávida ao trabalho.
O preço do tira-gosto tira o gosto de beber.
No dia das eleições, é proibido vender bebida alcoólica e fugir da cachaça de votar.
Urge que se crie o Pronto Socorro do tempo, para socorrer as vítimas do Horário de Verão.
Mais um avião cai na Cordilheira dos Andes. Impõe-se um conselho: não andes pela Cordilheira.
(Novembro - 1988)
Sosígenes Bittencourt

Thursday, November 18, 2010

Brasil 4, Argentina 0

É como diria Benito de Paula: mulher brasileira em primeiro lugar.
Se os brasileiros perderam para os argentinos, à tarde, por 1 a 0, no finalzinho do jogo, as brasileiras nem tomaram conhecimento das argentinas, à noite, no Equador. Enfiaram 4 ao buraco e tchau pro louro. E não tem essa de fazer gracinha, é bola pra frente que atrás vem gente.
O Brasil está mesmo virando um país feminino. No planeta tem mais homem do que mulher, mas aqui é diferente, tem muito mais mulher do que homem. Se eu já era fã de futebol e mulher, com o sucesso do futebol feminino, eu ainda fico mais abestalhado.
Goleado abraço!
Sosígenes Bittencourt

FRAGMENTOS

Em tempo de assalto, vamos dormir de mãos para o alto.
Sosígenes Bittencourt

Tuesday, November 16, 2010

O Direito de ser Feliz

Agora, você pode buscar a felicidade pela Constituição. A ideia é do senador e invencionista Cristovam Buarque. Pela proposta, o cidadão tem direitos sociais, previstos na Constituição, fundamentais aos seus anseios de felicidade. A Comissão de Constituição e Justiça já aprovou e, agora, segue para ser votada no plenário. De acordo com a Proposta de Emenda à Constituição 19/2010, o Artigo 6º passará a ser redigido assim: "são direitos sociais, essenciais à busca da felicidade, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados".
Quer dizer, é uma espécie de SOS Felicidade. Uma exigência. “Eu quero ser feliz”. “Eu tenho o direito de ser feliz”. Pela petição de miséria em que se encontram os itens elencados no Artigo 6°, não dá para ser feliz, é muita infelicidade. No item segurança, por exemplo, nem aqueles que desfrutam de condições financeiras para bancar sua felicidade, estão com a vida protegida. Todo dia tomba um rico morto, porque obedecia a Lei do Desarmamento e deu de cara com um "outlaw", ou seja, um fora da lei.
Infeliz abraço!
Sosígenes Bittencourt

Estudando Português


ARREAR ou ARRIAR?
a) Ele arriou a bandeira? ou Ele arreou a bandeira?
b) Ele arriou o cavalo? ou Ele arreou o cavalo?
Constantemente pessoas invertem os significados desses verbos! Você sabe qual oração é a correta nos pares acima?
Use arrear quando quiser dizer que irá colocar arreios ou enfeites em.
Use arriar quando quiser obter os seguintes significados: baixar, colocar no chão, descer, desanimar, perder as forças.
Se ficar em dúvida, lembre-se de que “arreios”, aquele equipamento colocado em cavalos, é com “e”.
Veja alguns exemplos com os verbos arrear e arriar:
a) A bandeira nacional é hasteada às 7 da manhã e arriada às 18 da noite. (descida)
b) Ele arreou o cavalo esta manhã e saiu. (colocou arreios)
c) Ele arriou as calças e fez as necessidades ali mesmo. (baixou)
Portanto, voltando às orações iniciais, o certo será:
Ele arriou a bandeira e Ele arreou o cavalo.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Monday, November 15, 2010

FRAGMENTOS

O Brasil precisa cumprir a inscrição da bandeira,
porque, sem ORDEM, não haverá PROGRESSO.
Sosígenes Bittencourt

Sunday, November 14, 2010

Não ria se puder

ASSALTO SOFT
Estamos vivenciando uma nova era, a do assalto SOFT. Aconteceu num banco. Uma cliente contou que os assaltantes eram educadíssimos, de barba feita, cheirosos, um espetáculo! Um deles arrodeou o caixa e disse ao atendente: - Receba o dinheiro desta senhora e autentique o depósito. Nós não somos assaltantes de clientes, somos assaltantes de banco.
Emocionada, a mulher confessou: - Eu nunca vi um assaltante daquele. Ah! se o meu marido fosse delicado daquele jeito... Fiquei impressionada, porque o meu marido é desajeitado e ignorante pra cacete.
Outro exemplo. O assaltante chega e aborda uma senhora:
- Bom dia, como vai?
- Bem, obrigada.
- Olhe, eu sou um assaltante e desejaria que a senhora me passasse os seus pertences, por bondade.
- Pois não - e passa-lhe os objetos pessoais.
Aí, o assaltante: - Deus vos dê em dobro o que vos tenho roubado.
Sosígenes Bittencourt

Friday, November 12, 2010

Em Santa Cruz do Capibaribe

Um ano desses, fui assistir a um jogo em Santa Cruz do Capibaribe e fiquei abestalhado. A Capital da Sulanca é forrada em cima do Planalto da Borborema. À noitinha, sopra um cheirinho de travesseiro de macela, sugerindo uma cama pra deitar. Naquele avenidaço, no centro da cidade, comprei um pastel a uma loirinha tão mimosa, cujo contato me encheu de esperança. Vi uma vitrine de anáguas e camisolas que me deu vontade de alisar. Um cidadão me contou, se balançando numa cadeira, que ali só não trabalha quem é preguiçoso e que é proibido roubar. Inventei de chupitar uma cerveja gelada e fiquei zonzo de poesia. Nunca mais vou a Santa Cruz sem poder pernoitar.
- Onde é o cabaré da cidade? - perguntei.
- Ali tem um. - responderam.
Tive medo de ficar por lá. O ônibus já ia sair. E patati e patatá...
Poético abraço!
Sosígenes Bittencourt

Thursday, November 11, 2010

FRAGMENTOS

O que mais desejaria no Dia da Proclamação da República
era que fosse proclamada outra república.
Sosígenes Bittencourt

Wednesday, November 10, 2010

Fala, Vitória


E se você fosse prefeito?
Essa é uma pergunta formulada numa comunidade no Orkut.
Minha primeira atitude seria imitar o Parlamento sueco. Todos teriam acesso, via internet, ao salário dos vereadores, bem como à atuação dos representantes do povo. Reduziria ao máximo o quadro de funcionários municipais, selecionando rigorosamente pela competência, e passaria 4 anos projetando desprivatizar a Praça da Bandeira. Envidaria todos os esforços, no intuito de implantar uma safena administrativa no coração infartado da cidade. O projeto incluiria a Rua André Vidal de Negreiros e a Feira das Panelas, com a demolição da muralha de barracas que esconde o Grupo Escolar Cardeal Roncalli. Devolveria, sem privilégios, as calçadas aos calçados, desobstruindo os caminhos para os caminhantes. Depois, ninguém receberia um vintém dos cofres municipais sem prestar serviço, e todos estariam cadastrados num site para que o povo tomasse conhecimento do que estavam fazendo e quanto estavam recebendo. Concluído o mandato, podiam me crucificar, porém nunca mais alguém diria que um prefeito não pode prestar contas de sua administração. Sem TRANSPARÊNCIA, tudo é aparência.
Meridiano abraço!
Sosígenes Bittencourt

Tuesday, November 09, 2010

O ENEM, nem, nem...

Erro na organização e em quesitos da prova do ENEM parece brincadeira. É mesmo que fraude no concurso da polícia. Candidatos que fraudaram o concurso da polícia eram caso de polícia. Coisas brasileiras. Se há erro na confecção da prova do Exame Nacional do Ensino Médio, como os seus examinadores terão credibilidade para atribuir nota aos concorrentes? Um item é evidente: falta de atenção. Como conceber desorganização na organização do ENEM? Por exemplo, colocaram, no domingo, Linguagens e Códigos com Matemática. Todo mundo sabe que Português e Matemática sempre foram intrigados, gato com rato nos hemisférios cerebrais do aluno. Tanto que, antigamente, se perguntava ao estudante: “Você gosta de Português, ou de Matemática?” Imagine erro na formulação das questões. É piada. Penso que o ensino está se transformando numa salada indigesta, dificultando o aprendizado. O que mais importa no ensino é o aprendizado. Se o aluno não aprendeu, de que valeram as aulas? Há queixa de que as provas foram longas, as perguntas complexas, etc, etc. Se o objetivo é a comunhão entre as matérias, a desorganização só promoverá desunião. É melhor estudar menos e aprender alguma coisa, do que estudar tudo e não aprender nada. Afinal, o aluno precisa conhecer as matérias, ou precisa estar preparado para matar a charada das questões?
Paradoxal abraço!
Sosígenes Bittencourt

Monday, November 08, 2010

Fala, Vitória

65 anos do Colégio Municipal
Fui aluno do Colégio Municipal 3 de Agosto, na década de 60, sob a direção do bel. Mário Bezerra da Silva, quando o mesmo ministrava aula de Português e mandava no quarteirão. Tempo em que alunos formavam pelotão para cantar o Hino Nacional antes de entrar na sala de aula. Tempo de obediência e temor a Deus. Rezávamos a Ave Maria cheia de graças, para agradecer pelo pão nosso de cada dia. Tempo em que professor era professor e aluno era aluno. Menino não se metia a besta para não levar ‘olho de boi’ na prova ou ir de castigo atrás da porta. Dr. Mário andava entonado em paletó e gravata e sapatos impecavelmente engraxados. O povo se afastava nas calçadas para o circunspecto diretor desfilar. Tempo de humildade. A gente lanchava bolacha Creme Cracker com Soda Limonada, doce japonês com água de quartinha, chupava picolé de goiaba, e ninguém mangava de ninguém. Tempo de limites. Namorados beijavam só na boca, porque era proibido tirar os vestidos e dormir na casa dos outros. Todo aluno do Curso de Admissão sabia conjugar o verbo ‘amar’ no presente do indicativo. A professora de História parecia uma professora de História, e a de Matemática parecia uma professora de Matemática, porque ensinavam por inclinação e conheciam os assuntos. Aluno aprendia porque fazia silêncio e prestava atenção, nem que fosse na marra. O mundo era mais calmo. Ainda não havia a “Música Pra Pular Brasileira”. Ninguém imaginava um futuro tão estrambótico. Hoje, aluno manda professor para a genitora que o gerou, pita ‘cannabis sativa', porta arma de fogo e namora nu.
Mal-educado abraço!
Sosígenes Bittencourt

FRAGMENTOS

O aposentado anda com medo de que o aposentem do recebimento.
Sosígenes Bittencourt

Ausência

A Câmara dos Deputados deverá retomar as votações em plenário na terça-feira (9), depois de passar mais de quatro meses sem votar qualquer matéria.
(Diario de Pernambuco)
É claro que os deputados não querem trabalhar. Revoltados com os seus salários, vão perambular, procurar o que "lazer". Talvez, ainda não tenham recebido o Auxílio-Descanso.
Relaxado abraço!
Sosígenes Bittencourt

Sunday, November 07, 2010

A poesia é essencial

NÃO SE MATE
Não se mate Carlos, sossegue, o amor
é isso que você está vendo: hoje beija,
amanhã não beija,
depois de amanhã é domingo
e segunda-feira niguém sabe
o que será.
Carlos Drummond de Andrade

Fala, Vitória

Vitória entre as cidades que mais empregam
Se Vitória de Santo Antão está entre as 50 cidades que mais empregam, precisamos saber em que lugar se encontra entre as que mais desempregam. Outro detalhe: a cidade está num processo de favelização tremendo, o que denuncia aumento da população e falta de educação. Outro dia, uma concurseira respondeu, numa prova, que o nome do presidente era JOSÉ INÁCIO DA SILVA. Ora, LULA é apelido de LUIZ. Nem isso, a menina sabia. Onde esse tipo de animal irá trabalhar? Dizem que está faltando gente para trabalhar de coveiro.
Sepultado abraço!
Sosígenes Bittencourt

Saturday, November 06, 2010

Adriana Lima

Esta é a insuportavelmente impressionante Adriana Lima. Geminiana, de 12 de junho de 1981, aos 16 anos foi morar em Nova Iorque para mostrar o que é que a baiana tem. Desde menina, seus vizinhos já viviam abestalhados com seus olhos brilhantes e seu design exótico. Hoje, a revista Forbes anda dizendo que é a 4ª modelo mais bem paga do mundo. Em 2008, Adriana abiscoitou 8 milhões de dólares. É muita cocada prum baiano só.
Sosígenes Bittencourt

Friday, November 05, 2010

Empregada mentirosa

Empregada doméstica dá muita literatura. Uma vez que nunca contraí matrimônio e mainha sempre foi caxias na escolha desse pessoal, dei-me a contar histórias.
Um dia apareceu uma empregada, lá em casa, mentirosa. A camarada era apaixonada pelo marido. Sabido e consabido é que todo apaixonado mente. A bicha era cheia de pantim e se gabava pra dedéu. Chegava a bater na palma da mão, toda arrebitada: - Meu marido come aqui! Quem manda sou eu!
Quando se contava um fato envolvendo uma mulher humilhada pelo marido, logo atacava: - Eu queria que fosse comigo. Ele ia ver o que é bom pra tosse. Comigo é mais quinhentos. Ele ia ver com quantos paus se faz uma jangada. - E abanava o dedinho, sacolejando os quadris, com aquele olhar enviesado.
Conversa vai, conversa vem, eis que, um determinado dia, aparece com um tufo no olho, popularmente conhecido como ray-ban. Não deu outra.
- O que foi isso, Mariinha? – indaguei.
- Foi uma casca de banana.
- Casca de banana?!!!
- Eu escorreguei e bati com a cara na parede.
Cá com meus botões: Eu vou perguntar esse negócio a mainha.
- Mamãe, o que foi aquilo no focinho de Mariinha?
- Foi o marido dela que soltou-lhe o braço!
Agora, diga que é mentira minha?
Sosígenes Bittencourt

Thursday, November 04, 2010

Morre a mulher mais velha do mundo

Esta é a resistentíssima religiosa francesa, Eugénie Blanchard, que não aguentou mais viver e faleceu, nessa quinta-feira, aos 114 anos, nas Antilhas francesas. A data do funeral ainda não foi divulgada, o que é compreensível. Dona Eugénie nasceu aos 16 dias de fevereiro de 1896. Ou seja, nasceu no Século XIX e faleceu no Século XXI. Não é brincadeira... Morreu de viver, mas mereceu durar no mundo, porque só semeou bondade. Riquiescat in pace.
Guilherme de Almeida dizia que "A ciência, se fôssemos eternos, num transporte de desespero, inventaria a morte."
Sosígenes Bittencourt

Dia de Finados

No Dia de Finados, choramos por nossos mortos e por nós mesmos um dia.
Sosígenes Bittencourt

Eu fui como tu és, e tu serás como eu sou. Pensa nisto e vai com Deus.
Inscrição Tumular

Tuesday, November 02, 2010

Palavrinha na Happy Hour

Estava numa Happy Hour - aquele ambiente regado a voz e violão - às vésperas do Dia de Finados, quando fui convidado a dar uma palavrinha. Observei que, embora respeitando quem houvesse votado em Serra ou Dilma, a mineira eleita dera uma demonstração de vigorosa reação diante das adversidades. Há homens que se perderam depois de uma tapa na cara. Dilma foi torturada durante 3 anos e chegou à Presidência da República.
Depois, pude dizer que a imagem de machão do nordestino estava um tanto desmistificada. Haja vista que a maior votação de Dilma foi no nordeste. Bom salientar que na cidade de Calumbi, ela conseguiu 96,52% dos votos válidos contra 3,49% de José Serra (PSDB). Foi sua melhor votação em todo o pleito eleitoral. Cadê o machismo?
Sosígenes Bittencourt

Monday, November 01, 2010

FRAGMENTOS

Quem mandou torturarem a mulher?
Por acaso, torturaram uma mulher qualquer?
Sosígenes Bittencourt