Saturday, February 09, 2013

Ainda sobre Vassourinhas


A letra que inspirou Vassourinhas foi uma canção de roda:
Se esta rua fosse minha,
eu mandava ladrilhar
com pedrinhas de brilhante
para o meu amor passar.
Deram uma acelerada no ritmo e nasceu o frevo Vassourinhas. Joana Batista deve ter cantarolado essa canção no pé do ouvido de Matias da Rocha.
Contam que o frevo foi vendido ao Clube Misto Vassourinhas por três mil réis em 1910. Diz que ficou assim:
Se esta rua fosse minha,
eu mandava ladrilhar
com pedrinhas de brilhante
pra Vassourinhas passar.
O frevo me eriça as cerdas do coração. Quando jovem, fui passista de rua; hoje, sou passista do ar.
Até alemães, dinamarqueses enlouquecem quando desembarcam em Recife, à execução do frevo. Um dia, eu vi um deles, branco que nem um defunto, chupando os beiços de uma "neguinha", como se chupa um caju.
Sosígenes Bittencourt

No comments: