Saturday, March 23, 2013

Blá-blá-blá em torno do alcoolismo


Os cemitérios, os presídios e os hospícios têm a contabilidade das misérias enredadas pelo álcool.
Obviamente, falamos de alcoólicos. Existe o usuário e existe o dependente. O usuário usa, o dependente não pode deixar de usar. Eu conheci uma evangélica que passava 6 meses na Igreja e 6 meses fumando maconha. Quando questionei qual a diferença entre a Igreja e a maconha, me respondeu: É que o pastor fala, e eu não vejo nada; quando eu fumo maconha, vejo tudo. - Eis um exemplo de dependência. A lucidez a atormenta.
Eu tenho um amigo que diz que o homem é o mais burro dos animais, pois nunca viu um cachorro fumando nem um gato bebendo.
A embriaguez não é culpa do vinho, é culpa do homem. A diferença entre o remédio e o veneno está na dose. Andaram me perguntando se eu tinha problema com o álcool. Ao que respondi: Ninguém tem problema com o álcool, tem problema consigo mesmo. Eu nunca arenguei com nenhuma garrafa de bebida.
Difícil não é deixar de beber. Ninguém morreu porque deixou de beber. Difícil é beber controlado. Quem bebe controlado não é alcoólico. E quem gosta de bêbado deve ser o Satanás, porque acha mais fácil contratá-lo para o seu exército de dementes e malfeitores.
Sosígenes Bittencourt

No comments: