Wednesday, April 03, 2013

Recordar é Viver


Fernando Tôtinha e Dona Bibi
O pai de Fernando, seu Tôta, tinha uma venda de esquina, onde, hoje, é a Feira do Abacaxi. Uma vez, minha mãe me pediu para comprar 500 gramas de queijo e uma barra de sabão. Eu pedi 500 gramas de sabão e uma barra de queijo. Tem jeito?
Em outra oportunidade, eu vi seu Tôta passando um carão em Fernando. Naquela época, quem fazia presepada, levava carão. Às vezes, um tabefe no focinho.
Na Feira do Abacaxi, presenciei um episódio digno de nota. Um matuto vendia seus abacaxis, passando a peixeira nas barbatanas da fruta e revelando suas vontades ao freguês: - Bora! Bora! Bora! Vamos comprar o abacaxi, que eu tô doido pra ir pra casa!
Conheci uma Dona Bibi, lá no Dique, que lia mão. Numa noite, estávamos, eu e uma corriola, bebericando cerveja, quando resolvemos apelar para suas adivinhações. Ela me disse que eu iria ficar rico quando envelhecesse. Por isso, acho que ainda estou muito jovem.
Sosígenes Bittencourt

No comments: