Saturday, October 13, 2012

De como tratamos e da intimidade dos bichos


Em referência à maneira como tratamos nossos animais, relembraria aqui a reflexão de Mahatma Gandhi, cuja espiritualidade dispensa maiores comentários: "A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como seus animais são tratados." Ora, observemos como nossos idosos e nossas crianças são tratados e imaginemos como tratamos nossos animais. Crianças produzidas por distração abdominal, fora da redoma protetora do amor, e velhos surrupiados e olhando a rua da janela, solitários e deprimidos, é o que mais vemos por esses brasis. 

Leonardo da Vinci, um dos maiores crânios da história da humanidade, disse que "Chegará um dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade." 

A propósito, os animais levam uma vantagem sobre os homens, eles não sabem que vão morrer. Depois, os animais não sentem ódio, sentem medo, não matam por perversidade nem ambição, matam por sobrevivência. Hei de dizê-lo em nome da intimidade dos animais. Engaiolar animal e não tratá-lo é de uma perversidade às raias de crimes perpetrados contra a humanidade. É desumanidade.

Sosígenes Bittencourt

No comments: