Wednesday, December 12, 2012

Celeuma entre Moral e Ética


Lembra-me um dos discursos que estabelece a diferença entre ÉTICA e MORAL. A Moral é aquilo que nos ensinam: não matarás. A Ética é aquilo que aprendemos: matarei para sobreviver. A Moral tem a ver com o SUPEREGO, a Ética tem a ver com o EGO. A Moral tem a ver com CASTIGO. A Ética tem a ver com CULPA. Portanto, a Moral vem de fora para dentro, enquanto a Ética nasce dentro. Se alguém belisca você, e esta atitude fere a Moral (não beliscarás) o que te foi ensinado, você reage com a Ética (belisco, porque fui beliscado) o que aprendeste. A mim me parece que, nesta visão, a Moral tem a ver com o amor, um amor imposto, o homem tem o dever de amar, e a Ética tem a ver com justiça, ou seja, o homem tem o direito de ser amado, podendo reagir ao desamor. É complexo, mas não exclui a necessidade de refletir a respeito.
Sosígenes Bittencourt

4 comments:

Anonymous said...

Os dois vem em declínio, hoje pouco se ensina ,moderadamente se castiga ( mas quando o faz é de forma desproporcional) assim os VALORES estão mudando.

Diego Felipe ( os pensadores)

Sosígenes Bittencourt said...

Tudo me faz crer em liberdade sem responsabilidade. Irresponsabilidade é ameaça à segurança. Liberdade sem segurança é loucura.

Diego Felipe Ramalho said...

Liberdade sem segurança ...

Um dia um nobre professor que me ensinava nos propôs uma reflexão:

- Vocês já perceberam que quanto mais temos mais estamos presos ?

O pior que é verdade, que diga os muros de nossas casas ... parecem fortalezas, ganharam mais tamanho, espinhos, grampos, cerca eletrificada ...

hoje quem está preso é quem está em liberdade.

Sosígenes Bittencourt said...

Liberdade e Segurança parecem não andar de mãos dadas.
Segurança sem liberdade é escravidão. Exemplo: os regimes totalitários. Você tem direito a feijão, mas poderá ser detido ao exigir cupim na brasa.
Liberdade sem segurança é o caos. Exemplo: nossa pseudodemocracia. Você tem toda liberdade de ir ao pagode, mas nenhuma segurança ao varrer a calçada.