Wednesday, January 30, 2013

Distração e Destruição em Santa Maria

Não há catástrofe na natureza. Um Tsunami é um fenômeno, faz parte da natureza. O Vulcão não se sabe vulcão.
Catástrofe é episódio que envolve o ser humano. Quem desmata a montanha e se aloja no local, esperando a tromba d’água, está confeccionando uma catástrofe.
Tragédia é castigo imerecido. Quem morre debaixo de um furacão, não merecia. Isto é tragédia.
No episódio de Santa Maria, houve catástrofe, porque houve a mão do homem. Houve tragédia, porque havia pessoas desinformadas. Mas, houve crime, porque houve negligência, imperícia e imprudência. Houve crime, porque havia absoluta previsão de consequência.
Porém, um dado merece particular atenção, o aspecto vitimológico da catástrofe, o nível de conhecimento dos estudantes universitários que morreram no local. Estudantes de química, física, matemática e biologia não perceberem que estavam à beira de uma catástrofe; dentro de um ambiente hermeticamente fechado, com teto inflamável, diante de um conjunto que fazia show pirotécnico em suas apresentações.
Não cabe aqui discurso de caráter moral, xenofóbico, ou intolerância religiosa. Seria insensibilidade, falta de empatia, tripudiar sobre a dor humana. É momento de se solidarizar com as famílias enlutadas, punir os culpados e erguer os olhos, com a lição da perda, para o futuro.
Sosígenes Bittencourt

No comments: