Wednesday, November 09, 2011

No Dia da Audição

No Dia da Audição, é bom apurar os ouvidos. Já dizia o dramaturgo Nelson Rodrigues: O pior cego é o surdo. Deve ter querido dizer: o pior cego é aquele que não ouve o que se diz.

O povo costuma dizer que, se conselho fosse bom, não se dava, se vendia. Cá com meus botões, eu já acho que quem não ouve conselho, raras vezes acerta. Por exemplo, quanto conselho se dá para não se usar grampo, palito de fósforo, tampa de caneta e outros bregueços pérfurocontundentes, para cutucar os ouvidos. Agora mesmo, anda-se aconselhando não implantar fone de ouvido, no pavilhão auricular, como prótese sonora. Afinal, é bom preservar os ouvidos, porque são dois e uma boca, o que nos aconselha ouvir mais do que falar.

Voltaire dizia que tudo que entra pelo ouvido, vai direto ao coração, o que me levou a deduzir que o coração é a grande metáfora do amor. Porque o coração é o termômetro do sentimento, a mente é que ama. Portanto, não sejas mal-ouvido, ouve conselho, sobretudo os conselhos daqueles que te amam.

Mavioso abraço!

Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Anonymous said...

Olá professor, tudo bem?
O senhor já ouviu falar do site recantodasletras.com.br? Pois bem é um site onde qualquer pessoa que goste de escrever e que se comunique bem ou razoavelmente bem, pode postar seus próprios textos. Como o senhor é um homem hábil com as palavras e muito sábio não gostaria de visitar o site e começar a postar os seus textos nele? É super fácil publicar, não pagamos nem recebemos por nada. Tanto há autores de verdade com livros publicados, como vários amadores iguais a mim.
Eu me aventurei nele no início de outubro e estou amando! Não é um conselho é apenas uma sugestão para que o senhor possa levar suas mensagens, crônicas, poesias e ironias ao Brasil e vários outros países. Um abraço! Walkíria Araújo.

Sosígenes Bittencourt said...

Adorei quando você me identificou como "irônico". Essa é uma faceta do meu caráter da qual não consigo me libertar. Bom para a literatura. Gregório de Matos, O Boca do Inferno, tinha esse expediente e nunca foi esquecido. Contudo, a vida é irônica. Ponha os óculos sobre o Destino, o Acaso e a "praxis" humana e comprovará.
Sobre o site, já me aconselharam postar minhas literaturas e literatices entre suas colunas. Obrigado pelo seu lado feminino de ser, elixir que me encoraja a viver.
Tonificante abraço!