Friday, November 18, 2011

Fala, Vitória

DANILO FONTES E PESQUISA

Menino exemplar é Danilo Augusto Ferreira Fontes, estudante e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco, filho de dona Eliana. Deve ser fruto de uma composição triádica infalível: educação doméstica, escolar e bom uso da inteligência.
Quem me contou a história foi sua própria genitora - obviamente envaidecida com a conquista de seu rebento - lá na pracinha do Forum, onde pegamos o ônibus do Instituto Federal de Pernambuco em Vitória de Santo Antão. Dona Eliana faz o PROEJA no IFPE, e Danilo apresentou trabalho de MESTRADO na UFPE.
O foco central da laboriosa pesquisa do estudioso aluno é o tratamento da AIDS, cuja proposta é uma maior eficácia terapêutica com redução de custos. O medicamento proposto por Danilo faz bem a todo mundo e ao mundo todo, tanto clínica como financeiramente. Resulta de trabalho orientado pelo prof. Pedro Rolim Neto, apresentado em agosto por Danilo Fontes, assessorado por equipe no Laboratório de Tecnologia dos Medicamentos. Trata-se de alívio, na via crucis do tratamento, pela junção dos fármacos Zidovudina, Lamivudina e Efavirenz em um só comprimido, reduzindo a dose, de três, para duas vezes ao dia. Só para ilustrar, minha mãe toma um remédio que tem de bater no liquidificador, 3 vezes ao dia, e submeter-se a deglutir um copo de repugnante sabor.
Os medicamentos, que antes apareciam em 3 comprimidos diferentes, são antirretrovirais que inibem a reprodução do vírus e retardam a imunodeficiência. Debruça-se sobre a ciência a sabedoria.
Para você ter uma ideia da importância da invenção, haverá economia em matéria-prima e transporte, num país que já tem 730 mil pacientes contaminados, com 200 mil sendo acudidos pelo SUS, cuja despesa sangra 1 bilhão dos cofres públicos por ano.
Que Danilo Fontes seja a fonte de novas sabedorias.
Científico abraço!
Sosígenes Bittencourt

6 comments:

Antonio Maximino said...

Boa noite amigo,gostei do artigo e de seu site por isso adicionei o mesmo a minha blogsfera valeu.
visite nossa blogsfera
venha ser nosso seguidor

http://blogsferavitoriense.blogspot.com/

Sosígenes Bittencourt said...

Será um prazer conhecer o seu blog, Maximino. Blog é livro eletrônico, dinâmico, revista em tempo real, obra retocável, inacabada.
Parabéns!

Anonymous said...

Que Deus ilumine a mente desse jovem. É gratificante saber que ainda há pessoas que lutam pela sanidade do seu semelhante. Louvável abraço.

Sosígenes Bittencourt said...

Nós todos temos um cérebro dotado das mesmas possibilidades, só depende de nós. O cérebro é um hardware, cujo software, nós é que fazemos. O nosso cérebro só processa o que nós programarmos.
Inteligente abraço!

Sosígenes Bittencourt said...

Aliás, isso deve ser ensinado aos alunos. Serve como incentivo, expediente motivacional. Eu tive um aluno, acusado de ser o pior em Português, dei-lhe a devida atenção e ele obteve 7,5 na prova seguinte. Sua dificuldade estava na impressão que lhe impuseram.
Pedagógico abraço!

Anonymous said...

Venho aqui agradecer publicamente ao Professor Sosígenes Bittencourt, pelas saudações a mim prestadas e, também pela divulgação deste trabalho científico. Agradeço de coração a dedicação depositada na elaboração deste texto; que com muita sabedoria e elegância traduziu o nosso trabalho..

Forte abraço


Danilo Fontes