Sunday, November 13, 2011

Véspera de feriado

Hoje é uma segunda-feira, véspera de feriado. O que eu mais desejaria no Dia da Proclamação da República era que fosse proclamada outra república. Porque república vem de ‘res’+ ‘publica’, duas palavrinhas que significam ‘coisa pública’. E a maior inimiga da república é a corrupção, que quer dizer ‘transferência do que é público para o privado’. Li, outro dia, uma advertência para o homem público: Não faça na vida pública o que você faz na privada. Portanto, é momento de se pensar em República e Corrupção na pátria de Zé Carioca.
Mas, você sabe como é o brasileiro: véspera de feriado é feriado também. A macacada arruma as trouxas e bota pra molhar o bico. A menos que esteja dodói. Porque tem um bocado de gente com o cangaço na cama. Diz que é vírus. Deve ser por causa dessa variação de temperatura. Nunca se viu novembro assim. Esquenta e esfria, esfria e esquenta. De repente, faz um calor de fritar; depois, um frio de tilintar. O organismo perde autodefesa, dana-se a adoecer. Se bem que, no mundo, tem gente pra tudo. Há quem beba cachaça até pra dor de cotovelo.
Relaxado abraço!
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Anonymous said...

Brilhante análise! Talvez precisamos reproclamar a mesma república, mas dessa vez com algo a mais que é de suma importância para uma república que se preze: EDUCAÇÃO, ORDEM E PROGRESSO. Proclamado abraço.

Sosígenes Bittencourt said...

Por isso, tenho dito: No Brasil, é preciso por em prática a inscrição da bandeira, porque sem ORDEM não haverá PROGRESSO.
Ordenado abraço!