Saturday, September 21, 2013

Fragmentos

Provavelmente, não sabemos cuidar de nossas vidas sozinhos. 
Temos de ter alguém para nos fazer carinho.

Sosígenes Bittencourt

Wednesday, September 18, 2013

Não ria se puder

Um dia, já anoitecendo, eu estava com a cabeça na janela, quando vinha um bêbado que a custo se mantinha de pé. Era morador das proximidades e tomava uma cachaça desgraçada. Dizia-se portador de clarividência, via coisa que ninguém enxergava. Veio cambaleando, parou mesmo na minha frente. Olhou em volta de mim, sondando minha aura e saiu-se com essa: - Mestre, eu estou vendo um bocado de gente junto de você.
Aí, eu indaguei: - É homem, ou é mulher?
Aí, o bêbado: - Tem homem e tem mulher.
Não tive dúvida: - Leve os homens e deixe as mulheres.
O bebum achou ruim. Saiu por ali ladrando impropério de toda natureza. Tem jeito?

Sosígenes Bittencourt

Sunday, September 15, 2013

Charles Darwin e sua Teoria

Na realidade, Charles Darwin não dizia que o homem veio de um macaco, mas dizia que o homem e o macaco vieram de um mesmo animal. Quer dizer, com o tempo o homem foi ficando homem, e o macaco foi ficando macaco.
Que tal imaginar Charles Darwin, se houvesse uma complicação na sua teoria?
Segundo Ariano Suassuna, se o macaco viver milhões de anos, jamais terá capacidade de fazer um pegador de roupas. Ariano já anda com um pegador de roupas na pasta, admiradíssimo com a geringonça inventada pelo homem.
Não dá para entender perfeitamente certas macaquices intelectuais.
Sosígenes Bittencourt

Friday, September 13, 2013

Fragmentos

Os norte-americanos estão querendo saber quantos hectares tem a Amazônia. Devem estar querendo se apossar de algum terreno aqui no Brasil.
Tudo que o norte-americano considera Patrimônio da Humanidade manifesta interesse em proteger. Por que não considera as crianças africanas um Patrimônio da Humanidade?
Sosígenes Bittencourt


Thursday, September 12, 2013

Fragmentos

Novo Grito de Independência:
Educação ou Morte!
Sosígenes Bittencourt

Tuesday, September 10, 2013

A pátria e o horror de Rui Barbosa

Uma pátria onde mulher faz cirurgia de próstata e homem dar à luz, não respeita o berço dos filhos nem o túmulo dos antepassados. Se Dr. Rui Barbosa quebra o cimento tumular e anda pela rua, retorna ao descanso eterno.
Tanto cidadão precisando de exame de próstata, e uma senhora tirando uma sem saber. Tanta mulher estéril, e um homem dando à luz. Quanta imprevidência! Valha-nos, Deus!

Sosígenes Bittencourt

Saturday, September 07, 2013

Estatística sem graça

Eu não acho graça nessa história do Brasil ultrapassar os 200 milhões de habitantes.
O dramaturgo judeu-austríaco Stefan Zweig, que escreveu o célebre livro “BRASIL, PAÍS DO FUTURO” suicidou-se junto com a esposa em Petrópolis, em 1942. Se quebra o cimento tumular e anda pela rua, mata-se novamente.
O Brasil assassina mais de 50 mil pessoas por ano e não está em guerra com nenhuma republiqueta abaixo da Linha do Equador.
Tudo porque o Brasil foi governado por políticos. O POLÍTICO é diferente do ESTADISTA. O ESTADISTA governa para a próxima geração, e o POLÍTICO governa para a próxima eleição. Depois, é um país governado por condenados. Outro dia, o Dr. Joaquim Barbosa disse que “O Brasil é o único caso de Democracia no mundo em que condenados por corrupção legislam contra os juízes que os condenaram.
Quando estive em Brasília, representando o Sindicato dos Previdenciários de Pernambuco, em minha palavrinha, disse que vivíamos numa DEMOCRADURA, ou seja, numa Ditadura travestida de Democracia. Um país onde o EXECUTIVO legisla pelo Legislativo e julga pelo Judiciário, não respeita a interdependência de poderes, portanto pode ser chamado de tudo, menos de Democracia.
Sosígenes Bittencourt

Tuesday, September 03, 2013

Minha prima Semíramis

Esta é minha prima Semíramis por volta dos 10 anos de idade. Era o tempo em fase de lapidação, o tempo artesão. A mim, não me parecia uma beleza brasileira; antes uma escandinava, uma beleza setentrional, nórdica, talvez. 
O meu tio Sócrates, familiarmente conhecido como Tuxa, tinha crises, justificadas, de ciúme. Daqui, pareço vislumbrar o seu sorriso de afirmação no limbo do horizonte eterno. 
A beleza não é uma invenção humana, a beleza existe.
Sosígenes Bittencourt