Wednesday, March 05, 2008

Qüiproquó abaixo da linha do Equador


É natural que o presidente colombiano, Álvaro Uribe, esteja arretado com Hugo Chávez, depois de constatar que o presidente venezuelano, empedernido anti-americano e metido a ditador, anda fornecendo grana para as Farc (Forças Armadas Revolucionárias Colombianas). Estranho é ultrapassar as fronteiras equatorianas e passar fogo nos seus conterrâneos em território alheio. Baseado em documentos que comprovam a doação de 300 mil dólares de Hugo para as Farc, Uribe aproveita a carona para acusar o presidente do Equador, Rafael Correa, de também abrigar terroristas em suas fronteiras. O pega-pra-capar ainda piora quando, no extermínio aos guerrilheiros, tomba morto o líder de guerrilha Raúl Reyes, terminando caricaturado em boneco e acutilado pelos seus adversários. A encrenca é tão grande entre Caracas, Bogotá e Quito, que vai terminar no TPI (Tribunal Penal Internacional), em Haia (Holanda), porque Uribe acha que Chávez está cometendo crime contra a humanidade, patrocinando terrorismo abaixo da Linha do Equador.
Apressado e falante, Rafael Correa, o do Equador, vem conversar com Lula sobre paz, quando o presidente brasileiro governa um país que assassina mais de 45 mil pessoas por ano, sem estar arengando com nenhum vizinho. Perseguido pelos repórteres, Rafael diz que, se o governo colombiano não consegue acabar com as Farc em seus próprios domínios, como é que exige do Equador a expulsão daquela desgraça. E ainda fuxica que tem Farc até aqui no Brasil.
Até o enxeridíssimo presidente norte-americano mete o bedelho, acostumado a invadir o que é dos outros e matar sem piedade, declarando apoio à Colômbia e acusando a Venezuela de 'ato provocativo'. Como Lula se sente com a bola toda no episódio, assistindo briga de camarote, o menino de Caetés diz que vai pedir à OEA (Organização dos Estados Americanos) que investigue o caso. Quem diria?
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Anonymous said...

"FARC o que tu queres, há de ser tudo da lei"

Sosígenes Bittencourt said...

Forças Revolucionárias são comumente legião de rebelados que pretendem tomar o poder em nome de idéias que crêem justas e salvadoras.