Wednesday, November 30, 2016

DESASTRE AÉREO – TRAGÉDIA OU DRAMA HUMANO?



depois de identificadas as causas do acidente com o avião que caiu na Colômbia, resultando na morte dos jogadores da Chapecoense e toda comitiva que os acompanhava, é que se poderá falar em tragédia. Por quê?  Porque tragédia, segundo entendiam os gregos é tudo aquilo que acontece sem a interferência do homem. Por exemplo, se um raio cai numa orla marítima e mata um homem na multidão, isto é uma tragédia. Por outro lado, se uma enchente alaga uma região, pela centésima vez, e flagela pessoas, as vítimas não terão sofrido uma tragédia, mas um drama humano, porque não tiveram como morar noutro lugar, ou persistiram em habitar na orla da enchente. 
Portanto, se for detectado que o avião que transportava os jogadores da Chapecoense caiu por causa de uma turbulência aérea, isto seria uma tragédia, porém, se a causa da queda foi falha elétrica na aeronave, fabricada há 17 anos e 8 meses, isto é drama humano.
Contudo, só nos resta sofrer as perdas humanas, orar por suas almas e observar o fato para saber se existe uma forma de evitar sua repetição, caso haja sido, comprovadamente, um drama humano. 
Requiescat in pace
Sosígenes Bittencourt

Saturday, November 26, 2016

MORTE DE FIDEL CASTRO



Eu nunca tive adoração por Fidel Castro
nem o considerei um astro.
Não gosto de quem castra nada,
sobretudo ideia e palavra.
Fidel Castro nunca confiou na política norte-americana,
os norte-americanos nunca confiaram em Fidel Castro,
e eu nunca confiei em nem um dos dois.
Não sou adorador de ditador de nenhuma cor.
Sou muito desconfiado com a frase latina:
Si vis pacem para bellum
(Se queres a paz, prepara-te para a guerra.)
Sou mais a minha frase:
Si vis pacem para pacem
(Se queres a paz, prepara-te para a paz.)
Sosígenes Bittencourt

Thursday, November 24, 2016

ALUNOS ESMOLAM PARA PROFESSORES



No Rio Grande do Sul, alunos de escolas estaduais vão às ruas estender a cuia à caridade pública para arrecadar dinheiro e alimentos para socorrer professores recebendo salário parcelado. Já tem aluno passando exercício para os colegas a fim de não interromper os estudos.

Dizem que não há fluxo de caixa. Não há fluxo, porque houve refluxo. De onde saiu o dinheiro empregado nas arenas de futebol? De onde surgiu a grana que bancou a Copa dos 7 a 0? Cadê o tutu expatriado? Por onde circula a arrecadação estratosférica do Imposto de Renda? De onde apareceu a grana investida nas campanhas políticas? 

Depois, falta dinheiro para pagar a funcionários e aposentados. O povo parece que está querendo governar o país junto com os políticos, não quer mais ser governado passivamente. Quer participar do governo, no dia a dia da república. Acredita que a democracia não se resume ao direito de votar, na liberdade de escolha, não é um ato, mas um processo do qual tem o direito de participar.

Participativo abraço!
Sosígenes Bittencourt