Monday, July 31, 2006

A Itália é tetra, e o Brasil é tétrico


Eu, hein... Eu é que não me meto mais nisso. O torcedor, coitado, que já estava com a mosca na orelha e bebendo para passar a dor, é que sofre. Ninguém reclama na Argentina, los muchachos, nem os franceses, de sua seleção. Nem os portugueses reclamam de Felipão, que parecia um papagaio na vara. Só a gente é que fica resmungando pelos cantos de parede. Tudo por conta dessa mania de ressuscitar defunto. Apesar de todo o mérito, de suas glórias, o que foi fazer Zagalo na Seleção, metido lá com suas cogitações acerca da velhice e da morte. Eu, hein... Eu é que não me meto mais nisso. O cão é Zidane, com suas pernas de avestruz alado, dando banho-de-cuia no nosso “Fenômeno” e metendo a cabeça nos peitos da Itália. Não teme nem o fascismo. Mussolini deve ter-se revirado sob a campa. Se acorda, era um histerismo danado.
Enfim, nosso escrete foi tão mal treinado, que ficou “destreinado”. Ninguém sabia para onde ir. Porém, encastelados sobre uma montanha de euro e sem patriotismo nenhum, só podia dar na bandalheira que deu. Foi uma desgraça! Quanto papel picado, quanta camiseta colorida e balões no ar, para tudo virar cinzas. Cabeça entre as pernas e mãos enclavinhadas na nuca, o povo parece haver levado uma surra. Eu, hein... E o pior é que foi logo a Itália, que já era tri, botar a mão no caneco pra virar tetra. Quer dizer, nem hexa e um tetra ao lado. É tétrico! E a Seleção dos Sonhos, do Parreira, como já prevíamos, terminou nos dando pesadelo. Não dá para deitar eternamente em berço esplêndido. Tomara que tenhamos nos curado, de uma vez por todas, dessa cafumania. Melhor tivessem deixado Ronaldo Fenômeno namorando e Ronaldinho Gaúcho fazendo embaixada na frente do estádio. Fenômeno é aquilo que acontece sem a vontade do homem. Ali, tinha-se de fazer acontecer.
Sosígenes Bittencourt

No comments: