Sunday, February 25, 2007

Da Ressaca


A ressaca parece ser um dos sinônimos clínicos do Carnaval. Isso porque a maioria dos foliões só se sente à vontade para liberar os seus fantasmas interiores, embebendo a caveira em cachaça. É o que se poderia chamar de auto-indulgência ou catarse suicida. Dizem que deglutir ovo cru, tomar chá açucarado ou encher a barriga de água são recursos eficazes no tratamento da ressaca. Mas, tudo não passa de mero paliativo. O fígado que o diga, mais sobrecarregado do que Hércules perante os colossais enfrentamentos.
Logo ao receber o álcool, o fígado o transforma em acetaldeído, uma substância venenosa, acusada de engendrar a macabra indisposição alcoólica. Se a bebida for escura, tipo vinho tinto ou conhaque, o cão chama-se metanol. A sensação, às vezes, é de ter engolido um paralelepípedo, o que a ciência médica chama de peso epigástrico.
O ovo cru é considerado um eficiente gari na remoção do lixo tóxico porque contém cisteína, um aminoácido sanitário que contém glutationa. Se a glutationa se esgota, os radicais de oxigênio livres desencadeiam a deterioração dos tecidos.
A água favorece o reabastecimento hídrico do organismo, pois o álcool suga os fluidos corporais, fazendo o rim saarizado beber a água da urina, e o cérebro ficar seco.
O chá açucarado repõe o estoque de açúcar que o álcool roubou do armazém hepático. A Medicina chama esta ocorrência de hipoglicemia, uma penúria que afraca a vítima, deixando-a tonta e bamba. Enfim, o ideal seria não beber e fazer exercício físico no remelexo do ritmo. Sobretudo, evitar a embriaguez, que faz o corpo periclitar na avenida.
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Anonymous said...

Sempre que estou de ressaca, vivo falando que irei parar de beber. Isso é quase impossível. O álcool, muitas vezes, é minha principal fonte de inspiração, na composição dos meus poemas.

Sosígenes Bittencourt said...

Aliás, tem um detalhe. A embriaguez não é culpa do vinho, é culpa do homem. O organismo precisa de um pouco de álcool, como precisa de carboidratos e proteína.