Friday, March 30, 2007

Não ria se puder


Eu estava, uma noite, tomando umas cervejas numa roda de amigos, quando me apareceu um ex-aluno potencialmente embriagado, que foi logo se metendo na conversa:
- O senhor é metido a sabido, fala difícil, mas os tapurus irão comer todos nós.
Aí, eu tive que dar-lhe um corretivo:
- Êpa, os tapurus poderão comer você, a mim comerão os miodários cuterebrídeos calipterados.
Sosígenes Bittencourt

Bram Cohen











Bram Cohen tem Síndrome de Asperger. É uma espécie de autismo moderado. Sua mulher, Jenna, refere-se a ele como “meu doce garoto nerd autista”. A síndrome o torna uma pessoa introspectiva, com dificuldades de relacionamento. Mas lhe dá uma alta capacidade de concentração. Cohen é capaz de passar horas diante do computador, com toda a atenção voltada para a tarefa daquele momento. Ele não conversa com ninguém. Esquece de comer, até de dormir.
“A síndrome me torna menos emotivo quando estou ao computador”, disse em um de seus três blogs. É possível que ela o tenha ajudado a desenvolver um dos programas mais revolucionários de toda a história da Internet, o Bit Torrent (torrente de bits).
A síndrome também explica por que Cohen tinha dificuldade para trabalhar em equipe. Ele sempre achou que podia escrever programas melhor e mais rapidamente sozinho. Os seus ex-colegas o consideravam arrogante. Ele diz ser arrogante porque sabe que está sempre certo. No fim da década de 90, cansou de escrever programas para empresas ponto.com que nunca saíram do papel. Demitiu-se e, mesmo sem dinheiro, internou-se em casa, decidido a escrever um programa que as pessoas realmente fossem usar.
Conseguiu. O Bit Torrent nasceu em 2001. Estima-se que tenha hoje mais de 70 milhões de usuários.

Tuesday, March 27, 2007

Áries


20 de março a
20 de abril

Elemento: Fogo
Regente: Marte
Verbo: Eu quero
Signo Complementar: Libra
Signo Oposto: Capricórnio
Anatomia: Cabeça
Primeiro signo astrológico do zodíaco, situado entre Peixes e Touro e associado à constelação de Aries. Seu símbolo é um carneiro. Forma com Leão e Sagitário a triplicidade dos signos do Fogo.
A agilidade, a aventura e a coragem estão contidos no conceito do primeiro Signo do Zodíaco.
Segundo alguns astrólogos, os arianos amam projetos novos. São criativos, adaptam-se a qualquer situação, mas costumam ser um pouco precipitados. As qualidades de Áries incluem uma natureza agressivamente extrovertida, curiosidade e jovialidade, espírito inquieto e selvagem, mas alguns traços negativos são rudeza e a irritabilidade.
Arianos famosos: Adolf Hitler, Manuel Bandeira, Bach, Ayrton Senna, Getúlio Vargas, Charles Chaplin, Leonardo da Vinci e Roberto Carlos.

Parabéns a todos e aquele abraço!

Friday, March 23, 2007

Outono


Vamos selecionar os frutos do Outono
e preservar os mananciais para regar
a Primavera.
Sosígenes Bittencourt
Do latim: autumno.
Também conhecido como o tempo da colheita, pois é nesta época que ocorrem as grandes colheitas. Os dias ficam mais curtos e mais frescos. As folhas e frutas já estão bem maduras e começam a cair no chão. Os jardins e parques ficam cobertos de folhas de todos os tamanhos e cores.



Wednesday, March 21, 2007

O Guru da Bagunça


Eric Abrahamson
Não há nada que se discuta mais no momento do que as colocações do guru da bagunça, o norte-americano Eric Abrahamson. Pois se você não acredita, o consultor e professor da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, anda alardeando aos quatro ventos, que desorganização aumenta a produtividade e pode ser sinal de eficiência. Imagine como não estão contentíssimos aqueles que entram em casa deixando um rastro de roupas por dentro da casa, os que levantam e não forram a cama e urinam na tampa da privada? Abrahamson chega a dizer que quando está muito ocupado, seu escritório vira uma zona, o que se pode comprovar numa fotografia em que aparece, semelhante um ratinho no meio de tanto livro e papel espalhados por todos os lugares. O difícil é converter um cidadão organizado num bagunceiro a despeito de melhorar sua produtividade e eficiência. A tese é um tanto controvertida, porque o conselho sempre foi para que as pessoas se organizassem. Lembro-me até de um slogan de uma entidade geriátrica dos Estados Unidos que dizia: Organizem-se, não agonizem. Mas, arrimado a exemplos, o professor vai mais adiante. Diz que “o mundo é completamente caótico, está mudando o tempo todo. As empresas precisam ser mais bagunçadas para poder se adaptar a essas mudanças.” Chega a acusar as empresas de tomarem a organização como um fim e não como uma maneira de fazer as coisas. Em seu livro “A Perfect Mess” (Uma Bagunça Perfeita), realizado em parceria com um outro bagunceiro, o jornalista David Freedman, acusa as empresas excessivamente organizadas de lentas e pesadas. Precisava visitar certas repartições públicas brasileiras, onde a bagunça é que as torna lerdas e ineficientes. Abrahamson deve ser uma pessoa desorganizada que venceu na vida e, de tanta sorte, aproveitou a própria bagunça para ganhar mais prestígio e dinheiro. Mas, nesses dias, surge um guru da organização que venceu exatamente por isso.
Sosígenes Bittencourt

Friday, March 16, 2007

Gedane


Quando adolescente,
andei cometendo
alguns poemas.
GEDANE
E me procuras
a cada esquina
E me vislumbras
a cada sombra
E me beijas
a cada sonho
E me inundas
a cada pranto
E me gritas
a cada medo
E me insultas
a cada ódio
E me contornas
a cada gesto
E me amas
a cada vazio
Sosígenes Bittencourt

Wednesday, March 14, 2007

Ananindeua



O Sport Club do Recife vai jogar

contra o Ananindeua.

Ananindeua é um município brasileiro do estado do Pará.

Localizado na Grande Belém, é o segundo mais populoso município do estado.

Sua população estimada em julho de 2005 era de 482.171 habitantes.

É margeado pelo Rio Maguari onde localizam-se suas 14 ilhas.

O nome Ananindeua é de origem tupi e deve-se à grande quantidade de árvore chamada Anani, que produz a resina de cerol utilizada para lacrar as fendas das embarcações.

A cidade é originária de ribeirinhos e começou a ser povoada a partir da antiga Estrada de Ferro de Bragança.

Possui uma área de 191,42,9 km².

Tuesday, March 13, 2007

Pensamentos



Ver é natural.
Ler é intelectual.
Sosígenes Bittencourt

1. Para cada mal, há dois remédios: o tempo e o silêncio.
Alexandre Dumas

2. Não se pode exigir o mínimo de virtude daquele que passa fome.
São Tomás de Aquino

3. A loucura é breve, longo é o arrependimento.
Shelley

4. O que é Deus ninguém entende, que a tanto o pensamento humano não se estende.
Camões

5. O esperma tem virtudes angelicais por ser o reservatório dos seres não concebidos.
Salvador Dali

6. A mais complexa engenharia humana nada produziu que se compare às qualidades aerodinâmicas da asa da gaivota.
Waldimir Maia Leite

7. Eu te amo. O que é que tu tens a ver com isso?
Nietzsche

8. O que é um assalto a um banco comparado com a fundação de um banco?
Bertolt Brecht

9. São 30 copos de chopp, são 30 homens sentados, 300 desejos presos, 30 mil sonhos frustrados.
Carlos Pena Filho

10. Tudo que entra pelo ouvido vai direto ao coração.
Voltaire

Clique em "comments" abaixo da postagem e dê sua sugestão, enviando-nos uma frase célebre. Alce este vôo à blogsfera.

Monday, March 12, 2007

Fala, Vitória


E por falar em política
Não acredito na candidatura de Paulo Roberto. Um homem que cancela a colaboração de 30 reais mensais para uma divulgação cultural da dimensão da microrrevista Fragmentos, que é uma opção de leitura para toda a população, em lugares públicos da cidade, não respeita o nome do ficcionista vitoriense Osman Lins. Quando relato o fato, os demais colaboradores e o povo em geral manifestam sua indignação. Esta é uma prova de que não sou a pessoa insignificante que ele pensa que sou, nem ele é tão importante como julga ser. Não acredito numa candidatura de seu Paulo nem para vereador. Nasci e me criei em Vitória. Não sou milionário nem cientista político, mas nunca errei uma previsão. Anotem o que digo e confiram. Num momento em que se debate a violência, cancelar apoio a projeto cultural é crime. Cultura é uma das alternativas de inclusão social.
Sosígenes Bittencourt
Se você quiser externar sua opinião sobre o assunto, clique em "comments" abaixo da postagem e fique à vontade.

Friday, March 09, 2007

Tamanho sem documento



Um tempo desses, começou a rondar a porta de uma das churrascarias da cidade uma baita morena, de par de seios protuberante e pernas roliças, de estimular um padre de gesso. Isso acontecia aos olhos da macacada que enchia a cara à cata de mulheres, compulsados pela vontade de transar. Sem entender de leis e desobediente a normas de boa conduta, a morenaça desfilava de coxas à mostra, num saracoteado de exalar o sabonete. Naturalmente, globalizada pelo horror de novelas que já consumiu, deveria estar como “toda menina quando enjoa da boneca”, doida pra namorar. A clientela, ensopada de álcool e delirando de luxúria, nem se tocava para as teses do Atentado Violento ao Pudor e do Estupro Presumido. Nenhum babaquara se imaginava de algemas, a bordo de camburão, garroteado para o Cotel. Talvez, muitos nem se incomodassem de fazer um piquenique na cadeia pública da cidade. Até o cardápio perdia em atenção para aquele banquete de carnes, oferecido nas tarimbas do desejo. Embora aparentasse ter mais de duas décadas de vida, o pitéu só fazia 13 anos que vivia no mundo. Inocente de todo o perigo, a moçoila sequer lembrava dos Jasons e Malhados da vida, dos Jacks de nosso tempo. Afoitíssima, danava-se a passear no meio dos bêbados. Houve até quem observasse: - Isso acaba casamento!

Em resumo, esse quadro, cada vez mais encontradiço, revela o quanto anda solta a meninada, sem o devido rastreamento dos seus reprodutores e ao capricho do destino. E ai de quem se meter, correndo o risco de ir encarcerado, depois de fotografado, para receber a punição que os detentos impõem a quem perpetra bolinagem ou concurso carnal com menor de idade. Não adianta a fêmea ter tamanho nem passagem pelos motéis da vida, o que interessa é a Certidão de Nascimento. Ninguém irá convencer a Justiça de que foi a criança que colocou o adulto no mal caminho. Sosígenes Bittencourt

Thursday, March 08, 2007

Dia Internacional da Mulher




Esta é a insuportavelmente linda
Cindy Crawford




Para mim, mais que o mar e as estrelas,
a mulher é uma prova cabal da existência de Deus.
Não me casei ainda por causa das outras.
Sou o mais fiel dos mortais.
Se desaparecessem todas as mulheres do mundo,
eu mandaria dar baixa na minha Carteira Profissional.
Não iria trabalhar para sustentar um solitário como eu.
Para quem aprecia, todo dia é Dia Internacional da Mulher.

Sosígenes Bittencourt




Esta é a insuportavelmente linda
Linda Blair








Se você não suportar ficar calado, clique em "comments" e manifeste-se. Aquele abraço!

Tuesday, March 06, 2007

Centenário de Cícero Dias


Cícero Dias
(Pintor)
Escada, PE - 1907
Paris, França - 2003
Nas homenagens a Cícero Dias,
os quadros e a luminosidade de seus dias.
Sosígenes Bittencourt

Monday, March 05, 2007

Vera Cruz 4 x 0 Porto


Se Vitória de Santo Antão fosse uma cidade bairrista, como Caruaru, hoje haveria Carnaval. A goleada do Vera Cruz no Porto, lá na Capital do Agreste, com direito a frevo pelas ruas sob a proteção da polícia, foi um feito histórico. Aliás, esse time do Vera Cruz vem colecionando proezas desde o ano passado, quando disputava a 2ª Divisão do Campeonato Pernambucano. E por conta disso, se o Campeonato acabasse nesse instante, o nosso tricolor estaria numa honrosa 3ª posição. Tivesse acontecido o contrário, não se falava em mais nada em Caruaru. Essa rixa é antiga. E a testemunhei desde quando os ônibus da Caruaruense e da Borborema disputavam carreira na BR-232. Está nos faltando amor a terra, entusiasmo. Vale salientar que, na contenda desse domingo, o goleiro não foi Gilberto, e Dinda cumpriu o seu 3º Cartão Amarelo. Isto significa dizer que o time tem banco, oferecendo uma certa tranqüilidade ao técnico Peu Santos, à frente da equipe. A façanha me deslocou nesta segunda-feira até a Rádio Cultural, para saudar o clube, com todos os adjetivos que o plantel e a diretoria merecem. Viva a vitória do Vera Cruz! Viva Vitória!
Sosígenes Bittencourt

Thursday, March 01, 2007

Pára-choque de caminhão


A imaginação viaja,
morcegando pára-choque
de caminhão.
A cal é virgem porque só lida com brocha.
A primeira ilusão começa na chupeta.
Minha vida é um litro aberto.
Não faça na vida pública o que você faz na privada.
Quem valoriza as pequenas coisas é mulher de japonês.
Preguiçoso é dono de sauna, que vive do suor alheio.
No baralho da vida, só encontrei uma dama.
Quem vive de renda é vendedor de sutiã.
Não tive problema com drogas, só com a polícia.
O amor é cego, mas o casamento abre os olhos.
Pobre só enche barriga afogado.
Nosso amor virou cinzas, porque no passado foi fogo.
Não sou detetive, mas ando sempre na pista.
Se o Bach é bom, o Chopin é Brahms.
Rico tem veia poética; pobre, varizes.
O valor da mulher só se sabe no divórcio.
Velocidade controlada pelos buracos da estrada.
Tudo na vida muda. Até a surda muda.
Rico pega o carro e sai. Pobre sai e o carro pega.
Em casa, Maria reza; na estrada, Mercedes Benz.
Quem inventou trabalho não tinha o que fazer.
Herrar é umano!
Clique em "comments", abaixo da postagem, e deixe o seu recado.
Alce o seu vôo à blogsfera.