Friday, March 30, 2007

Bram Cohen











Bram Cohen tem Síndrome de Asperger. É uma espécie de autismo moderado. Sua mulher, Jenna, refere-se a ele como “meu doce garoto nerd autista”. A síndrome o torna uma pessoa introspectiva, com dificuldades de relacionamento. Mas lhe dá uma alta capacidade de concentração. Cohen é capaz de passar horas diante do computador, com toda a atenção voltada para a tarefa daquele momento. Ele não conversa com ninguém. Esquece de comer, até de dormir.
“A síndrome me torna menos emotivo quando estou ao computador”, disse em um de seus três blogs. É possível que ela o tenha ajudado a desenvolver um dos programas mais revolucionários de toda a história da Internet, o Bit Torrent (torrente de bits).
A síndrome também explica por que Cohen tinha dificuldade para trabalhar em equipe. Ele sempre achou que podia escrever programas melhor e mais rapidamente sozinho. Os seus ex-colegas o consideravam arrogante. Ele diz ser arrogante porque sabe que está sempre certo. No fim da década de 90, cansou de escrever programas para empresas ponto.com que nunca saíram do papel. Demitiu-se e, mesmo sem dinheiro, internou-se em casa, decidido a escrever um programa que as pessoas realmente fossem usar.
Conseguiu. O Bit Torrent nasceu em 2001. Estima-se que tenha hoje mais de 70 milhões de usuários.

2 comments:

Unknown said...

Em certa aula de filosofia, o meu professor, atualmente doutorando pela UFRN, disse-me que muitas vezes a sabedoria nos torna em pessoas altamente egocêntricas e arrogantes. Foi o que aconteceu com Cohen, ele deve sofrer também da chamada "solidão intelectual". Mas, particularmente gosto de pessoas que tem esse tipo de comportamento.

Anonymous said...

Esqueci-me novamente de identificar-me, logo o Blogger automaticamente assinou como Polianna.
Fica na paz de Deus.