Wednesday, November 30, 2016

DESASTRE AÉREO – TRAGÉDIA OU DRAMA HUMANO?



depois de identificadas as causas do acidente com o avião que caiu na Colômbia, resultando na morte dos jogadores da Chapecoense e toda comitiva que os acompanhava, é que se poderá falar em tragédia. Por quê?  Porque tragédia, segundo entendiam os gregos é tudo aquilo que acontece sem a interferência do homem. Por exemplo, se um raio cai numa orla marítima e mata um homem na multidão, isto é uma tragédia. Por outro lado, se uma enchente alaga uma região, pela centésima vez, e flagela pessoas, as vítimas não terão sofrido uma tragédia, mas um drama humano, porque não tiveram como morar noutro lugar, ou persistiram em habitar na orla da enchente. 
Portanto, se for detectado que o avião que transportava os jogadores da Chapecoense caiu por causa de uma turbulência aérea, isto seria uma tragédia, porém, se a causa da queda foi falha elétrica na aeronave, fabricada há 17 anos e 8 meses, isto é drama humano.
Contudo, só nos resta sofrer as perdas humanas, orar por suas almas e observar o fato para saber se existe uma forma de evitar sua repetição, caso haja sido, comprovadamente, um drama humano. 
Requiescat in pace
Sosígenes Bittencourt

1 comment:

Sosígenes Bittencourt said...

Para explicar a diferença entre tragédia e drama humano, podemos dizer que a SECA, no sertão, é uma tragédia (não tem a mão do homem), mas a FOME é um drama humano (porque tem a mão do homem). O homem não faz a seca, mas promove a fome.
A comprovação de que a queda da aeronave foi o resultado de um conjunto de fatores encadeados, insuspeitados e inescapáveis leva a pensar em Destino. Porém, Destino não seria o que aconteceria, mas o que aconteceu, pois o homem não saberia. Destino é aquilo que aconteceu e não tem mais princípio nem fim, destino é passado, porque nunca mais será diferente, pois não pode ser resgatado.