Thursday, September 07, 2006

Sobre a felicidade

Extraído da Veja nº 10 - 10.03.2004 - pg. 11
Martin Seligman, um dos expoentes da "Psicologia Positiva", diz quais os caminhos para alcançar o extraordinário mundo das pessoas felizes. (...) Ele propõe que a conquista da felicidade seja um exercício diário, feito com gentileza, originalidade, humor, otimismo e generosidade. (...) A riqueza tem uma correlação baixa com o nível de felicidade. A boa aparência exerce um efeito pequeno sobre a felicidade. O grande desafio é manter o nível constante de felicidade.
Extraído de Época nº 274 - 18.08.2003 - pg. 48
Estudos recentes mostram que gerenciar o stress no dia-a-dia e incluir prazer na rotina é mais decisivo que "blocar" a vida, dividi-la em blocos, criando zonas estanques para o trabalho e para o descanso. Fórmulas, como "11 meses de sacrifício + 1 de férias magníficas", ou "5 dias de ritmo frenético + fim de semana de puro ócio", estão ultrapassadas. (...) Não adianta você ser dono de um belo salário e viver sem tempo, não ser dono de sua agenda. O que importa são os recursos internos para lidar com o stress.
Extraído de Veja nº 08 - 01.03.2006 - pg. 13
Nosso conceito de felicidade está ligado a emoções de curto prazo. Essa correlação nunca foi verdadeira. As pessoas devem definir o que realmente querem da vida a longo prazo, descobrir quais são seus valores e viver de acordo com eles. Isso é ser feliz.

No comments: