Tuesday, October 16, 2007

Dia do Professor



O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro, mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
O Dia do Professor foi oficializado nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Comentário: No Dia do Professor, fui obrigado a repetir que a maioria dos professores está trocando miolo de cérebro por miolo de pão.
Contudo, embora Ronaldinho Gaúcho tenha feito fortuna com os pés, o que muitos cérebros privilegiados não conseguiram, legando fortunas e sabedoria ao mundo, não convém sonhar com os pés.
Sosígenes Bittencourt

No comments: