Saturday, November 03, 2007

Carta de meu avô a seus filhos

Vitória de Santo Antão, 1º - 11- 1957
Meus filhos Sóflocles, Sócrates e Simônides
Sentindo-me irremediavelmente doente, peço-lhes, paternalmente, receber e cumprir os meus últimos conselhos. Procurem seguir, sempre, a diretriz da honra e do dever, procurando trabalhar, dignamente, em benefício próprio e da família. Auxiliem-se mutuamente, em caso de necessidade, vivendo em harmonia, unidos, pois a união é uma força indestrutível. Saibam, sempre, desculpar e perdoar ofensas. O perdão não humilha; ao contrário, dignifica. Ouçam os conselhos de sua mãe, a quem tudo devem. Os conselhos maternos devem ser ouvidos e acatados. Detestem bebidas alcoólicas. O álcool conduz ao crime e à miséria: é o maior inimigo da humanidade.
Seu pai Felippe.

(
Sosígenes Bittencourt)

4 comments:

Unknown said...

Os filhos seguiram os ensinamentos e os pedidos de S. Felipe. Já os netos...

Unknown said...

S.Felippe era um homem temente a DEUS; passou para os filhos os ensinamentos Bíblicos:
Ensina o caminho que teu filho deve andar,para quando ele crescer não se desviar dele.(Pv.22.6).

Anonymous said...

Todos os filhos do S. Felippe têm nomes gregos. Interessante!

Sosígenes Bittencourt said...

Quando meu avô faleceu, eu era ainda menino. Ele dizia que eu não me criava pois tinha conversa de adulto. Avô paterno, conhecia 4 idiomas, era poliglota. Formado em Ciências e Letras, conhecia matemática. Dissertava minuciosamente sobre o problema coronariano que o consumia. Homem compenetrado, foi funcionário dos Correios e Telégrafos e professor. Deus conserve a alma dessa inesquecível e exponencial figura do meu álbum de família. Sua sepultura é "o ar insondável" de que falava Jorge Luis Borges.