Tuesday, November 13, 2007

O Homem e a Mulher

O homem é a mais elevada das criaturas;
a mulher é o mais sublime dos ideais.
O homem é o cérebro;

a mulher é o coração.
O cérebro fabrica a luz;
o coração, o Amor.
A luz fecunda;
o amor ressuscita.
O homem é forte pela razão;

a mulher é invencível pelas lágrimas.
A razão convence, as lágrimas comovem.
O homem é capaz de todos os heroísmos;

a mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece; o martírio sublima.
O homem é um código; a mulher é um evangelho.

O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.
O homem é um templo; a mulher é o sacrário.

Ante o templo, nos descobrimos;
ante o sacrário, nos ajoelhamos.
O homem pensa; a mulher sonha.

Pensar é ter no crânio uma larva;
sonhar é ter na fronte uma auréola.
O homem é um oceano; a mulher um lago.

O oceano tem a pérola que adorna;
o lago, a poesia que desnuda.
O homem é a águia que voa;

a mulher é o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço; cantar é conquistar a alma.
Enfim, o homem está colocado onde termina a Terra,

a mulher, onde começa o Céu!

Victor Hugo

2 comments:

Unknown said...

Bela homenagem. Na qualidade de estrela, sinto-me lisonjeada!

Para você, estrela, que esta apaixonada(a), deixo a mais bela das canções:

ELE
Como um lírio entre os espinhos,
assim é a minha amada entre as outras mulheres.
(Cânticos dos Cânticos 2.2).

ELA
Estou ouvindo a voz do meu amor.
O meu amor esta falando comigo.
(Cânticos dos Cânticos 2.8 e 10).

JESUS ama você!

Sosígenes Bittencourt said...

Minha vida foi joeirar a leitura, para separar o joio do trigo. Sou um desbravador literário, um garimpeiro das letras.