Thursday, November 22, 2007

Estudando Português

Emprego de pronomes pessoais.
São freqüentes as dúvidas sobre os empregos dos pronomes pessoais eu/mim; tu/ti; si/consigo.
Os pronomes retos eu e tu não podem ser regidos por preposição.
Errado
Não há mais nada entre eu e ele.
Não há mais nada entre tu e ele.
Correto
Não há mais nada entre mim e ele.
Não há mais nada entre ti e ele.
O pronome mim não pode funcionar como sujeito:
Errado
Abra a porta para mim entrar.
Correto
Abra a porta para eu entrar.
Atenção: na oração "Abra a porta para eu entrar" a preposição não está regendo o pronome eu, mas o verbo entrar.
Os pronomes si e consigo só funcionam como pronomes reflexivos:
Errado
Quero falar consigo.
Quando voltei a si, já era tarde.
Correto
Ela está satisfeita consigo mesma.
Ela voltou a si no momento esperado.

5 comments:

Unknown said...

Excelente aula!
Saudades do 3 de Agosto...

Tenha um bom dia, professor!

Sosígenes Bittencourt said...

Você me faz lembrar o Bacharel Mário Bezerra da Silva marchando pelas ruas, vindo dos Ferreiros para o Colégio Municipal 3 de Agosto, numa precisão horária, como se fosse um eclipse.

Anonymous said...

Amo estudar a gramática.O problema é que ninguém a segue.E quem a segue, neste país onde o ensino é terrível, acaba fazendo papel de ridículo juntos aos ignorantes . Já imaginou se todos soubessem falar e escrever bem??? Seria uma coisa linda!! Não se ouviria " ô mininoo tira o chicrete da booooooca e vai guardar essa bicicreta" ou "Eu já arrumei um adevogado pra cuidá da causa".

Sosígenes Bittencourt said...

O que tem contribuído para o desleixo com a linguagem escrita é a exploração da linguagem audiovisual. A geração está se habituando a ver e ouvir e relegando a leitura. Depois, tem o desserviço da linguagem "internetês" ou "portunet", que castra as palavras e é uma bomba de retardo, pois as conseqüências virão mais tarde.

Anonymous said...

Pois é , oS VÍCIOS de linguagem estão cada vez mais presentes na na "boca" e nos "dedos" das pessoas.
É super normal uma conversa assim no msn
" Já é tarde e eu tô quase dormino aq na frente do pc , e ao mesmo tempo tá me dano uma fome. Não posso durmi, tenho q sperar meu irmão xegar. Vou comê , dpois eu tc com vc. Me spera tá? Pq eu tô só aq . N sai daih".