Saturday, September 08, 2012

Doença de brasileiro é falta de dinheiro


Diz que doença de brasileiro é falta de dinheiro.  O sujeito está com uma dor na perna e não sabe a causa. Vai ao médico, faz exame e não tem nada. Joga no bicho, tira uma milhar, a dor passa.
- Fulano, tua dor na perna passou?
- Tirei uma milhar de Cavalo, fiquei bonzinho.
Outro dia, peguei o filósofo Olavo de Carvalho dizendo que o brasileiro é dinheirista por natureza. Não porque queira enricar, mas por medo de não ter dinheiro para fazer a feira. Eu acrescentaria outros medos: o de não poder dar uma boneca a sua filha, não poder comprar uma lambreta para o menino, pagar a escova no cabelo da madame.
O pior é que o brasileiro vive numa pindaíba desgraçada. O humorista e gozador José Simão disse que Tiradentes deveria ser o padroeiro do Brasil. Por quê? Porque está, todo mundo, com a corda no pescoço.
Mas, é bom salientar que o brasileiro é gastador. Herança ibérica da paixão pela abundância. Diferente dos japoneses, detentores da fama de maiores poupadores do mundo. No Japão, até cachorrinho tem dinheiro na poupança.
O brasileiro é amostrado com dinheiro. Comprou uma bicicleta, já dá “bom dia”, todo torto, aos vizinhos. Quando alisa, fica com a cara mexendo. Os professores de Economia aconselham fazer um colchão de segurança, para se socorrer no tempo das vacas magras.
Sosígenes Bittencourt

No comments: