Wednesday, October 31, 2012

A sanha de Sandy


Sandy não é brincadeira, parece obra de um deus ensandecido, malfeitor e debochado. Nem os gregos personalizaram redemoinho tão medonho.
Sandy é furacão no mar e ciclone em terra firme. As más-línguas, ecologistas apressados, logo espalham que é culpa do progresso, da ambição dos próprios norte-americanos que se danam a jogar fogo no ar e terra nas águas.
Quem detesta poluição é o Greenpeace, dedicado à preservação do meio ambiente e defensor indormido do desenvolvimento sustentável. A escritora Rachel de Queiroz dizia que o homem não era merecedor do Reino que Deus lhe deu.  
Quem não acredita que a humanidade poderá salvar o planeta é o britânico James Lovelock, criador da Teoria de Gaia. Para quem não sabe, Gaia é a alegoria grega que representa a Terra.
Meteorologistas, bisbilhoteiros do ar, medidores das ventanias, já andavam mancuricando Sandy. Fuxicaram que Sandy vinha no maior alvoroço por cima do mar. Nada comparável, no entanto, ao Tsunami bíblico que afogou 20 mil criaturas, no Japão, em 2011.
Tempestade da gota foi o furacão Katrina. Em 2005, quase sepulta Nova Orleans vivinha, transformando-a num gigantesco aquário de gente.
Aqui, no Brasil, inundação é enchente. O povo atingido, geralmente sem eira nem beira, sai com os picuás na cabeça.
As enchentes, também apelidadas de “cheias”, apesar de menos espalhafatosas do que os furacões, produzem estrago maior. Diz que é culpa do governo.
Sosígenes Bittencourt

4 comments:

silvio said...

como sou leigo no assunto mi atrevo a dizer a culpa de todas estas coisa e outras mais e da propia humanidade.que de humana não tem nada barulhento abraço

Sosígenes Bittencourt said...

O homem não tem o poder de acabar com o mundo, mas tem o poder de acabar com a humanidade. Só não acabou ainda, porque a humanidade não deixa.
Aquele abraço!

atividades escolares said...

também na minha leiga sabedoria posso garantir que a humanidae está perdida em seus anseios desmedidos habita muitas vezes em lugares impróprios e não é falta de oportunidade,é a velha teimosia,não refiro aos caos internacionais mas as nossas cheias,nossas enchentes,tenho familiar que teve oportunidade mas não quis mudar vamos lá entender?!

Sosígenes Bittencourt said...

Concordo e também já alertei para essa prática de habitar no inabitável. Áreas de risco povoadas é culpa da Administração Pública e da Justiça. Enchente não é catástrofe, é fenômeno. Gente arrastada no roldão das águas é catástrofe, mas é culpa do homem.