Saturday, May 11, 2013

Quem saberia responder?


Cristiano Pilako andou pedindo explicação do porquê Vitória de Santo Antão dispunha de tão poucos blogs falando sobre o Município, perdendo para tantas cidades interioranas de menor porte e densidade populacional nesse mister.
Esta é uma abordagem que precisava ser postada. A questão é, sobretudo, o TEMOR DA REDAÇÃO. Tenho comprovado isso quando sou contratado para ministrar aulas de Técnica de Redação. 
Para você ter uma noção do pânico que é escrever, quando ensinava Português no Colégio 3 de Agosto, lá pela década de 80, na hora da Redação, a turma gemia mais do que bacurinho na faca. Certa vez, uma aluna que havia namorado com todo o quarteirão, que estalava beijos no canteiro da Praça Leão Coroado de se ouvir no Trepa-Bode, quando pedi que fizesse uma REDAÇÃO sobre o AMOR, alegou que era TÍMIDA. 
Contudo, esse temor, aqui na Comunidade, não se justifica, pois o clima tem sido de absoluto respeito entre os comentaristas. Aqui não é sala de aula, é um centro de debates, de discussão temática. Tanto que já vi Gato com "J" e Jacaré com "G" e não dei um pio. Seria um espetáculo que pelo menos 500 olheiros emitissem suas ideias. Mesmo porque imagino que tem muita gente talentosa nos observando.
Quanto à questão de não se emitir reflexão sobre Vitória de Santo Antão, as pessoas são vítimas de DESENCANTO ou COMPROMETIMENTO. Umas são DESENCANTADAS, não acreditam no Município, pelo menos até a sua morte. Outras são COMPROMETIDAS, dependem dos políticos ou vivem de Política. Como eu não me insiro em qualquer dos casos, já fui comparado ao poeta baiano Gregório de Matos Guerra (1636-1695), apelidado de "Boca do Inferno", porque ridicularizava a elite do seu tempo.
Sosígenes Bittencourt

No comments: