Saturday, July 23, 2016

RECORDAR É VIVER

FINAL DE SEMANA E HIPOCONDRIA
Vitória de Santo Antão-PE, 04 de julho de 2009
Chegou o final de semana. Esse deve ser o pior momento para os hipocondríacos, aqueles que têm mania de doença e, consequentemente, medo de usufruir os prazeres da mesa. Pois bem. Sempre me lembro, nessas ocasiões, do cardiologista carioca Dr. Luiz Roberto Londres. Porque muitos dos apavorados com as doenças são vítimas do terror da Medicina. Dr. Luiz Roberto condena, por exemplo, o que chama de medicalização da vida e a falta de um maior contato do médico com o paciente. Diz que "na maioria dos casos, os equipamentos não são tão eficazes quanto um médico bem treinado, que enxergue o paciente como um ser humano integral."
E como tem gente que não come um biscoito pra dormir, com medo de morrer de um infarto, veja a crítica que faz o cardiologista quanto às consequências desse pânico. "O resultado disso é que, na ânsia de viver mais, estamos perdendo o prazer de tomar um bom vinho, apreciar um prato de carne, matar a vontade de comer um doce. É um verdadeiro terrorismo médico."
Destemido abraço!
Sosígenes Bittencourt

1 comment:

Sosígenes Bittencourt said...

Demonizam muito a bebida, mas a embriaguez não é culpa do vinho, é culpa do homem. A menos que você seja alérgico, tudo com moderação faz bem, tudo sem moderação faz mal. Água faz bem, mas beber muita água pode fazer mal. Todo ser humano é dotado de apetite. O APETITE é uma faculdade humana, cuja virtude é a TEMPERANÇA.