Thursday, November 21, 2013

Depoimento de um discriminado

Diz que Mario Balotelli, que jogava no Manchester City e agora está no Milan, dá 50% do seu ordenado às crianças pobres da África.
"Eu sou naturalizado italiano, mas sou de Gana. Fui abandonado pelos meus pais e adotado por dois anjos. Sofro de racismo todos os dias. 
Este é um depoimento pungente de uma vítima de racismo, apesar do status que conseguiu, provavelmente, a duras penas.
Preconceito é dentro. Discriminação é fora. A Discriminação é a exteriorização do preconceito. Preconceito é sentimento. Discriminação é ação. Preconceito é uma rejeição silenciosa, disfarçada. Discriminação é uma rejeição manifesta.
Quem discrimina negro, discrimina branco. Quem mata um negro, mata um branco. É defeito de caráter. Quem mais discriminou e matou negro no mundo foram os próprios negros africanos. Porém, discriminavam e matavam brancos também. Mario Balotelli é uma pessoa humana, perturbada por desumanos. Agora, piada é o que os políticos africanos fazem com as doações: desviam e roubam. A África é vítima de FALTA DE EDUCAÇÃO e CORRUPÇÃO, o que não faz inveja ao Brasil.

Sosígenes Bittencourt

4 comments:

Sosígenes Bittencourt said...

Em Papua Nova Guiné, onde a maioria da população é analfabeta e disputa morcego com urubu para comer assado na brasa ou ao molho pardo, dois "negão" se topando numa trilha é arriscado um perder a vida. A discriminação é tribal. Eles buscam se identificar para saber a que família pertencem. Pensam que cada um é uma coisa quando é tudo a mesma coisa.

Sosígenes Bittencourt said...

Preconceito é "pré-conceito", ou seja, é fazer conceito antes de conhecer. Em geral, o preconceito é uma visão exageradamente ruim do próximo, enquanto a paixão é uma visão exageradamente encantada do próximo. Mas, ambos, são equivocados "pré-conceitos".

Anonymous said...

Este seu "pequeno" artigo, porém GRANDE em verdade, sabedoria, utilidade pública e, acima de tudo, humanista. Deveria aparecer em todos os jornais e sites do nosso país. Somos diferentes, mas ao mesmo tempo iguais. Não queria existir se houvesse apenas uma cor na existência. Nenhuma cor é mais importante ou valiosa que outra. Vou publicar no meu facebook com os devidos créditos autorais. Um abraço!

Sosígenes Bittencourt said...

Só há algo igual entre todos os seres humanos: todos são diferentes.