Monday, January 06, 2014

O tal do dinheiro



Dinheiro é faca de dois gumes. Há quem use o dinheiro para destruir a própria vida. E ninguém é rico pelo que tem nem pobre pelo que não tem, mas pela noção que tem do que tem. Senão, não haveria milionários se suicidando e lavadeiras sorrindo.
Dinheiro só serve quando soma. Porque há dinheiro que subtrai, tira a esposa, os filhos, dissolve a família, expulsa os amigos do convívio. Geralmente, as pessoas que são infelizes porque não têm dinheiro, não têm noção do que é ter dinheiro. E as pessoas que invejam quem tem dinheiro, deveriam procurar saber se quem o tem, é feliz. O mundo melhorou por causa da injeção de dinheiro e progresso advindo, mas essa é uma mensuração objetiva. É preciso encarar que, numa mensuração subjetiva, o homem não tornou-se mais feliz.
Sosígenes Bittencourt

3 comments:

Sosígenes Bittencourt said...

Dinheiro revela traço de caráter. O lidar com dinheiro é MULTIFATORIAL, é a combinação de muitas influências sobre o comportamento humano.

Sosígenes Bittencourt said...

A Vaidade é o Pecado Capital dos Pecados Capitais porque desconhece a intervenção do Senhor sobre a Inteligência, a Sabedoria e a Riqueza. Riqueza, na visão judaico-cristã, é dádiva do Criador e, como tal, deve ser usada para ajudar o semelhante. Portanto, a VAIDADE gera a AVAREZA, que é outro Pecado Capital. O destruidor de riqueza comete pecado, mas o avarento comete Pecado Capital, porque desampara quando deveria amparar.

Sosígenes Bittencourt said...

O difícil é o meio termo, ou se é perdulário, ou avarento. O perdulário só vale pelo que paga, por isso só vale quando paga. O avarento é um tirano de si mesmo, vê a beleza e se proíbe de usar; deseja o prazer e se proíbe de gozar. Enfim, o perdulário não ajuda porque não pode, o avarento não ajuda porque não quer.