Thursday, January 30, 2014

Desamor à Vida


Aline não encarna uma doente mental, uma psicótica, ela encarna uma PSICOPATA. O psicótico é um doente e deve ser submetido a tratamento. O psicopata é um insensível à alegria e a dor, insensível à misericórdia. O psicótico é assunto para a Psiquiatria, o psicopata é assunto para a Delegacia. O psicótico vai viver sob tratamento, e o psicopata vai viver preso. Infelizmente, muitos psicopatas não cometem homicídio nem estupram, e, por isso, assumem cargos importantes e circulam ameaçadora e livremente por entre a gente.
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Sosígenes Bittencourt said...

Ninguém assiste a novela, envolve-se, participa. Dramaturgia é uma arte que transforma o espectador em um quase personagem. Mas, não perde, em nada, para a realidade. Por isso, nosso sistema límbico, onde está a memória emocional, entra em ação, e até choramos.
A televisão é uma concessão de serviço público. No Brasil, não cumpre sua finalidade primordialmente educativa, que é obrigação, busca apenas o lucro. Qualquer fiscalização no intuito de coibir baixaria é logo taxada de "CENSURA". O Estado se omite, e a mídia fica totalmente ao bel-prazer de empresas privadas. O escritor norte-americano Roger Shattuck (1923-2005) resumiu o descaso: Evitar que a pornografia chegue às crianças pela TV não é limitar a liberdade de expressão, é cuidar da saúde pública e da educação.

Sosígenes Bittencourt said...

Muitas pessoas acham que eu sou apaixonado por televisão, por novela, por futebol, pela TV Globo. Ledo engano. Eu sou obrigado a ver TV. Quem escreve diariamente e é chamado de formador de opinião, está sempre sendo submetido a perguntas, inclusive sobre sua vida pessoal. Eu assisto a tudo isso por obrigação. Eu preciso estar plugado na realidade para poder emitir opinião. Essa novela que eu chamo de DESAMOR À VIDA revelou o mau caráter da elite nacional. Antigamente, só o pobre tinha defeitos. Ninguém tinha coragem de expor imoralidades e crimes da nata, da 'right society'. Antros de corrupção como o hospital da novela e médicos criminosos como os que vimos, dá mais no Brasil do que cogumelo em madeira podre.