Thursday, February 20, 2014

E por falar em tristeza



Eu sou meio ruim de tristeza. Pelo contrário, carrego uma certa alegria n'alma que, muitas vezes, confundem com falta de seriedade. Porque o importante não é a tristeza que você sente, mas o que você pode fazer com a tristeza que sente. Tristeza longa, duradoura é depressão. É caso clínico. Eu prefiro a tristeza que é caso cínico. Dizia, o dramaturgo Nelson Rodrigues, que “não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos.”
Por exemplo, a tristeza, para mim, é motivo de literatura. Eu recebi um grande conselho do poeta alemão Wolfgang Goethe: Faz da tua dor um poema, e ela será suavizada. Sosígenes Bittencourt

1 comment:

Sosígenes Bittencourt said...

Se você acredita que Deus criou o mundo e que Deus é infinitamente bondoso, deve acreditar que tudo que você DESCONHECE é MELHOR do que PIOR do que tudo que você CONHECE. O poeta vê, na montanha, embrenhado na floresta, o que o dono da montanha não consegue. Para essa percepção, é preciso ter bons olhos. Não, em vão, há em Mateus 6:22-23, “A lâmpada do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.