Sunday, June 01, 2014

A Acídia



O contrário de quem tem força interior e Fé em Deus é aquele que sofre de um dos Pecados Capitais mais graves: a Acídia, que é a Preguiça Espiritual.
A Preguiça, como a conhecemos, é definida no mundo Capitalista como falta de coragem de fazer aquilo que deve ser feito, sinônimo de frouxidão, abatimento, depressão, negligência, indiferença.
Já a Acídia é a rejeição ao mundo espiritual, que gera egoísmo e desamor. Antes de não acreditar em Deus, o acidioso não quer acreditar em Deus.
Pecado Capital é o pecado que gera pecado. Por exemplo, o Homicídio é um pecado, mas não é um Pecado Capital, porque só gera um morto. Já a Ira é Pecado Capital porque gera o Homicídio.
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Sosígenes Bittencourt said...

Lúcifer era tão vaidoso que preferiu ser Rei no Inferno do que servo no Céu.
Segundo a lógica, Lúcifer é deslumbrantemente lindo. Senão não conseguira iludir suas vítimas, seduzi-las, arrebanhar operários para suas oficinas. Lúcifer comete o pecado da Vaidade, aquele que despreza a obra do Criador. Vaidade é Pecado Capital, porque considera a beleza, a riqueza e a inteligência como bens próprios e - sem Deus - convertidos em instrumentos para humilhar o seu semelhante.

Sosígenes Bittencourt said...

No Portal do Inferno de Dante, lê-se a seguinte inscrição: "Ó! vós que aqui entrais, deixai toda esperança." (LASCIATE OGNI SPERANZA, VOI CHE ENTRATE) A Esperança pertence às almas vivas, porque elas têm o livre-arbítrio, ou seja, o poder de escolher entre o Céu e o Inferno. Depois de mortas, perdem a capacidade de decidir, estando fadadas ao que escolheram em vida. No Portal do Inferno de Dante, não há fechadura, é a morada do castigo eterno, posto que, de lá, os condenados jamais retornarão ao Céu. Daí, considerar-se o inferno dantesco uma espécie de "caos impiedosamente ordenado".