Saturday, September 13, 2014

AMAR E SER AMADO



O ideal seria amar e ser amado. No entanto, há pessoas que vivem para amar e pessoas que vivem para ser amadas.
As pessoas que amam são pessoas que foram bem amadas, as pessoas que não conseguem amar foram mal amadas.
Ser bem amado é ser amado com equilíbrio, ser mal amado é ser amado sem cautela.
Os bem amados aprendem a amar, os mal amados desaprendem a amar.
Importante observar que o amor exagerado, desmedido é um amor que confunde-se com a PAIXÃO, é atribuir ao objeto desejado virtudes que ele não tem, deixando de enxergar os defeitos que ele tem.
Amor exagerado é protecionista, gera desinteresse, não raro desprotege o objeto do amor, porque restringe autonomia.
Portanto, amar requer critério na escolha. O sentimento segue aquilo que você ama. Se você estiver sofrendo de amor, provavelmente estará amando a pessoa errada. E a culpa terá sido de sua escolha.
O filósofo alemão Arthur Schopenhauer afirmava: "Você pode fazer o que quer, mas não pode querer o que quer."
Ou seja, você pode amar, mas não pode querer ser amado. Amar é ação, querer é desejo. Amar depende de você, ser amado não depende de você.
Sosígenes Bittencourt


4 comments:

Sosígenes Bittencourt said...

Cada indivíduo desenvolve seus recursos de sedução. Eu aprendi que o HOMEM é seduzido pelos OLHOS, e a MULHER é seduzida pelos OUVIDOS. Por isso, as mulheres se enfeitam, e os homens enfeitam o discurso. Agora, nisso, as mulheres são mais inteligentes, porque elas olham mais o INTERIOR do homem, enquanto os homens enxergam mais o CORPO da mulher. Embora a mulher possa se maquiar de ANJO, e o homem MENTIR.

Sosígenes Bittencourt said...

Os gregos pregavam que a cada FACULDADE humana corresponde uma VIRTUDE. Quer dizer, a Inteligência é uma FACULDADE, e a VIRTUDE da Inteligência é a Sabedoria. Contanto que não se confunda CULTURA com SABEDORIA, pois Cultura é CONHECIMENTO e Sabedoria é o BOM USO DA INTELIGÊNCIA. Contudo, há pessoas inteligentes, mas preguiçosas, e há pessoas cultas pouco inteligentes. Ou seja, o contrário do inteligente é o que sente dificuldade de aprender, e o contrário do culto é o ignorante. O inteligente é o que aprende com facilidade, e o culto é o que acumulou conhecimento. Daí, haver pessoas sem cultura, mas inteligentes, ou seja, aquelas que conseguem lidar melhor com os limites e adversidades da vida, sem lastro de cultura. Compreende?

Sosígenes Bittencourt said...

Não basta ser inteligente, é preciso ter CORAGEM. Os gregos ensinavam que a VONTADE é uma Faculdade Humana, e a virtude da Vontade é a CORAGEM.

Sosígenes Bittencourt said...

Na realidade, é provável que as pessoas não sejam amadas, porque são boas; sejam boas, porque são amadas. Mas, existe a comprovada RESILIÊNCIA, ou seja, a capacidade do ser humano reagir positivamente às adversidades. É, por exemplo, o filho de um BÁRBARO, que torna-se SANTO por efeito contrário.