Sunday, October 26, 2014

A QUESTÃO PRIMORDIAL




A questão primordial, para melhorar o Brasil, não está na pessoa, mas no procedimento. Não seria Dilma Roussef, Aécio Neves, PT, PSDB, tucano nem periquito num modelo viciado, promiscuído. Os partidos são uma pulverização incompreensível, e os políticos são os mesmos.
O poder não pode fazer o homem, o homem é que tem de fazer o poder. O poder não pode apodrecer o homem, o homem é que tem de limpar o poder. O político tem de desempenhar seu papel com dignidade. Primeiro, não tem que se imiscuir na Economia, compactuar com interesses econômicos. Porque político não tem que tirar proveito da Economia, como se pudesse estabelecer negócio com os ricos. É papel da Política fiscalizar a arrecadação de impostos e a destinação dos impostos. No Brasil, até mendigo paga imposto. Ele não tem como sonegar. Logo, é preciso taxar as riquezas, fiscalizar a arrecadação para socorrer os mendigos, cuidar daqueles que não têm poder de competitividade, fazendo chegar a arrecadação ao seu destino.
Portanto, o Brasil tem de combater a sonegação na arrecadação, e o desvio na destinação. Este é o primeiro ponto - e os poderes interdependentes têm competência para fazê-lo: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.
A sonegação de imposto e o seu desvio, isto sim, é o resultado do namoro, do enxerimento entre a Política e a Economia.
Depois, as questões cruciais do país são de absoluta responsabilidade do Governo, não dispensando a participação do poder econômico e a sociedade como um todo. Quais sejam: Educação, Segurança e Saúde. Porque a Educação começa na pré-escola da vida, no seio da família, cujos itens posteriores decorrem desta educação.
Sosígenes Bittencourt

1 comment:

Sosígenes Bittencourt said...

A minha observação deu-se antes da apuração e servirá para todo o mandato. Não precisamos de CANDIDATO, precisamos de PROCEDIMENTO. É o procedimento que precisa ser mudado. Ademais, a DEMOCRACIA não se resume no ato de votar, a DEMOCRACIA é um processo e exerce-se no dia a dia.