Tuesday, October 14, 2014

CUIDADO COM RELIGIÃO



Se você não tem competência para interpretar a palavra de Deus, não se arvore em conhecedor e saia, por aí, julgando e subjugando as pessoas. Julgar e condenar é uma forma de subjugar.
Diz que o homem morre de amor; quem morreu por amor foi Jesus Cristo, Filho de Nosso Senhor. Contudo, há pessoas agarradas à Religião e morrem de rancor, porque não fizeram boa leitura das Escrituras, não rogaram entendimento, não foram humildes, e se tornaram senhor da palavra; dizem que Deus é amor e franzem a testa diante do miserável.
Cuidado com Religião. Há religiosos ocidentais empedernidos, empunhando a chibata moral, julgando e odiando o pecador. Depois, condenam o muçulmano fundamentalista que amputa a mão do ladrão e diz que foi Maomé que mandou.
Cuidado com Religião. Católicos e Protestantes que se engalfinham, que se maltratam, são cristãos que dão péssimo exemplo de ódio religioso. Paradoxalmente, não são os ateus que arengam por causa de Jesus, são os cristãos.
Cuidado com Religião. Há cristãos que pensam que sucesso e riqueza são sinônimos de bênção por pura Vaidade. E a Vaidade é um Pecado Capital. A Vaidade é sinônimo de menosprezo ao semelhante. É você esfregar a riqueza no rosto do seu irmão para menosprezá-lo e humilhá-lo.
O que diz João 14:27? “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Sosígenes Bittencourt said...

A Fé é uma virtude teologal, é virtude infusa, jamais alguém nasceu sem Fé. Contudo, todo homem crê, no limite de sua Fé, e descrê, no limite de sua Fé. Sinônimo de ser humano é limite. Como posso ter tanta convicção de que o meu triunfo material é bênção divina, e a miséria do meu irmão é castigo divino?

Sosígenes Bittencourt said...

A Fé sem Caridade é cega, leva ao fanatismo, choca-se com a razão e as evidências. A Fé raciocinada não se turva de incompreensão, busca encarar a razão face a face. Eu não sou um homem religioso, mas Deus me livre que Deus não exista. Padre Vieira dizia: É mais seguro ir com pecados ao juízo de Deus, que com milagres ao juízo dos homens.