Tuesday, October 21, 2014

TANTRA



1. Case com quem você gosta de conversar. (afinidade)
2. Não acredite em tudo que ouve. (lógica)
3. Não gaste tudo que tem. (autocontrole)
4. Não durma tanto quanto quer. (tempo)
5. Quando perder, não perca a lição. (sabedoria)

Tantra (do Sânscrito: tratado sobre ritual, meditação e disciplina), yoga tântrico ou tantrismo é uma filosofia comportamental de características matriarcais, sensoriais e desrepressoras. Essencialmente, a prática tem por objetivo o desenvolvimento integral do ser humano nos seus aspectos físico, mental e espiritual.
Por oportuno, quero registrar um conselho sanitário, de minha verve: Ódio e inveja são lixos mentais. Seja gari de suas emoções.
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Sosígenes Bittencourt said...

Quando mando ser gari de suas emoções, não falo evidentemente de extirpar o ódio, mas higienizar-se para que o ódio não danifique seu corpo, sua vida. O ódio é como o LDL, o colesterol ruim. Sem o LDL, você morreria. Logo, o ódio é inextirpável. LDL e ódio têm sua função. Não há sentimento bom ou ruim, mas o que você faz com o sentimento. A agressividade, por exemplo, é uma emoção desqualificada. Só que a agressividade é o combustível da ação. O marginal usa a agressividade para matar, o motoristas da ambulância usa agressividade para salvar vidas. O marginal pega a gasolina e põe no corpo da vítima para atear fogo, o socorrista põe a gasolina na ambulância para conduzir o queimado.

Sosígenes Bittencourt said...

O filósofo brasileiro Olavo de Carvalho, que mora nos Estados Unidos, refletindo sobre o amor, diz que nós temos que amar as COISAS CERTAS, ou seja, aquilo que não podemos perder, orientando que temos de amar com CRITÉRIO. Porque o sentimento segue aquilo que amamos. Como se pudéssemos ter consciência daquilo que amamos, antecipando-se ao amor. Portanto, SENTIR e CONHECER não são guias dignos de confiança. Você tem que amar o que é VERDADEIRO, BOM e BELO, e este amor o conduzirá àquilo que será bom para SEMPRE.