Thursday, December 11, 2014

VEREADOR EDMO NEVES



A tecnologia a serviço das pessoas

No interior de Pernambuco, um aplicativo de celular ajuda a diminuir os problemas da cidade




Um aplicativo instalado no celular pode ajudar os moradores de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul, a 50 KM do Recife, a denunciar os problemas que encontram no dia-a-dia. Um buraco na rua, um esgoto estourado, falta de água nas torneiras, animais soltos na rua, atraso ou falta de coleta de lixo. Qualquer situação anormal na rotina dos vitorienses pode ser registrado e encaminhado para a Ouvidoria da Câmara de Vereadores do município.


O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na página da Câmara Municipal na web ou na loja do ‘Google play’, pesquisando por Ouvidoria Cidadã. Com ele no celular de qualquer lugar é possível denunciar qualquer irregularidade. Pode-se também fazer uma foto e anexar a queixa. O app registra também, por meio de GPS, a localização onde a foto foi feita.


A reclamação do morador vai chegar à ouvidoria da câmara municipal e é disponibilizado aos vereadores. “Ele, como integrante do Poder Legislativo, não pode garantir a solução e execução de serviços, mas como  político mais próximo do povo, irá se manifestar junto à instituição competente para solucionar o problema”, explica o Ouvidor da Câmara, Luís Boaventura.


O cidadão que não tiver um smartphone também pode fazer a reclamação na própria página da Câmara na internet. Num relatório feito recentemente pela Ouvidoria da Casa Diogo de Braga, aponta que já foram registradas 365 queixas.


O presidente da Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão, Professor Edmo Neves (PMN) acredita que a partir desse contato pode-se estreitar o relacionamento com a comunidade e abrir um diálogo direto com a população. “A iniciativa é mais um esforço em consolidar os espaços de interlocução com a população”, conclui o vereador.


No comments: