A tecnologia a
serviço das pessoas
No interior de
Pernambuco, um aplicativo de celular ajuda a diminuir os problemas da cidade
Um
aplicativo instalado no celular pode ajudar os moradores de Vitória de Santo
Antão, na Zona da Mata Sul, a 50 KM do Recife, a denunciar os problemas que
encontram no dia-a-dia. Um buraco na rua, um esgoto estourado, falta de água
nas torneiras, animais soltos na rua, atraso ou falta de coleta de lixo.
Qualquer situação anormal na rotina dos vitorienses pode ser registrado e
encaminhado para a Ouvidoria da Câmara de Vereadores do município.
O
aplicativo é gratuito e pode ser baixado na página da Câmara Municipal na web
ou na loja do ‘Google play’, pesquisando por Ouvidoria Cidadã. Com ele
no celular de qualquer lugar é possível denunciar qualquer irregularidade.
Pode-se também fazer uma foto e anexar a queixa. O app registra também, por meio de GPS, a localização onde a foto foi
feita.
A
reclamação do morador vai chegar à ouvidoria da câmara municipal e é disponibilizado
aos vereadores. “Ele, como integrante do Poder Legislativo, não pode garantir a
solução e execução de serviços, mas como
político mais próximo do povo, irá se manifestar junto à instituição
competente para solucionar o problema”, explica o Ouvidor da Câmara, Luís
Boaventura.
O
cidadão que não tiver um smartphone também pode fazer a reclamação na própria
página da Câmara na internet. Num relatório feito recentemente pela Ouvidoria
da Casa Diogo de Braga, aponta que já foram registradas 365 queixas.
O
presidente da Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão, Professor Edmo
Neves (PMN) acredita que a partir desse contato pode-se estreitar o
relacionamento com a comunidade e abrir um diálogo direto com a população. “A
iniciativa é mais um esforço em consolidar os espaços de interlocução com a
população”, conclui o vereador.
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