Wednesday, March 11, 2015

SOLIDÕES



Uma mulher: - Professor, eu estou pensando em passar um tempo sozinha.
Eu: - Posso saber o motivo, madame?
A mulher: - Depois da última decepção que eu tive, eu pretendo passar dois anos sem querer ninguém.
Eu: - Coincidência. Eu também estou pensando em passar uns dois anos na solidão.
A mulher: - Eu sempre me senti solitária.
Eu: - Se você está solitária, eu estou namorando a solidão.
A mulher: - É como se a gente não valesse nada.
Eu: - Façamos o seguinte: vamos passar dois anos na solidão, eu e você? Ninguém bole com ninguém.
A mulher: - Mas, isso não vai dar certo, professor. Eu sou muito fácil de gostar.
Eu: - Talvez, aconteça o que dizia o escritor alemão Rainer Maria Rilke (1875-1926): Amor são duas solidões que se protegem.
Sosígenes Bittencourt

3 comments:

Sosígenes Bittencourt said...

A pior solidão é a solidão interior. Solitário não é quem está só, é quem está separado de si mesmo. A única criatura que conviverá com você durante todos os momentos de sua vida será você. Depressão é a cara da solidão interior.

Sosígenes Bittencourt said...

A palavra amor com o verbo no plural "Amor são duas solidões" significa dizer "amor recíproco, amor compartilhado, amor bilateral", é sentido subentendido. Toda subvenção gramatical é possível em nome do sentido que se quer traduzir na oração. Compreende?

Sosígenes Bittencourt said...

O homem que não entende dos ciclos hormonais femininos está inapto a lidar com a mulher. No período folicular, a mulher está sob o efeito do estrógeno, o que lhe confere mais disposição, mais ânimo, mais interação com o animal masculino. Depois desse período, advém a predominância da progesterona, que prepara o corpo da fêmea para a ovulação. É o prelúdio da TPM, o período mais desconfortável, aquele que antecede a menstruação. É nesse momento que o homem tem de ter sensibilidade para compreender as naturais ondulações emocionais da mulher. Não que tenha de se transformar num anjo, mas não pode agir como um capataz. Compreende?