Wednesday, May 20, 2015

VEREADOR EDMO NEVES



Está difícil agendar biometria eleitoral em Vitória de Santo Antão

Atualmente 99.146 pessoas estão aptas a votar em Vitória de Santo Antão (na Mata Sul, a 50 KM do Recife) e toda essa gente precisa ficar atenta ao recadastramento eleitoral promovido pela Justiça Eleitoral. O problema é a falta de disponibilidade de horário para o agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral. O processo para agendar o atendimento é simples, mas há mais de um mês não surgiam novas vagas, o que preocupou o Professor Edmo Neves (PMN).
Na 13° sessão da Câmara dos Vereadores de Vitória (quinta, 14/05/15), foi aprovado o requerimento n°389/2015, de autoria do Professor Edmo solicitando ao Presidente do TRE-PE, bem como aos Juízes Eleitorais das 18ª e 102ª Zonas, a adoção de providências para melhorias no sistema do Tribunal a fim de possibilitar o atendimento do eleitor que precisa fazer o recadastramento biométrico e/ou transferência de domicílio eleitoral.
“Temos o exemplo de 47 municípios que já passaram pelo processo. Em muitos deles, próximo ao fim do prazo, foi muito penoso para o cidadão que ainda precisou enfrentar filas enormes. Temos notícia, por exemplo, que no Recife faltando 7 dias para o fim do prazo mais de 200 mil pessoas ainda não haviam passado pelo recadastramento. Em Caruaru, no Agreste, só 83% do eleitorado do município passou pelo processo”, explica Neves.
Todos os eleitores de Vitória, inclusive os maiores de 70 anos e menores de 18, que desejarem continuar votando precisam passar pelo processo de coleta das digitais.
“Está havendo pouca divulgação e não é raro encontrar pessoas que não sabem que está havendo a revisão eleitoral. Por isso vamos frequentemente fazer lembretes aos cidadãos que fiquem atentos à abertura novas vagas no site do TER e, principalmente, não deixem para última hora”
O eleitor que não fizer a Biometria, terá o título automaticamente cancelado e não poderá votar nas próximas eleições, incluindo a que vai escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores em 2016. Além disso, deixará de ter acesso a alguns benefícios, tais como acesso ao Bolsa Família, matrícula de instituições de ensino, emissão de passaporte, dentre outros.
De acordo com o assessor da Corregedoria do TRE, Orson Lemos as máquinas de cadastramento têm um limite de atendimento, são dez minutos em média por pessoa. Quem conseguir agendar, precisa levar um documento oficial – habilitação, RG, carteira de trabalho – e um comprovante de residência. “Basta levar a original e apresentar, não precisa tirar cópia”, reforça Lemos. O cartório eleitoral de Vitória de Santo Antão fica na Rua Melo Verçosa, 350 salas 02, 03 e 04 – Matriz

No comments: