Saturday, June 27, 2015

VEREADOR EDMO NEVES



Professor Edmo lamenta morte de Dona Eunice Xavier
Foi com muito pesar que o Professor Edmo Neves (PMN) recebeu a notícia da morte de ex-presidente de Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão, Dona Eunice Xavier.  Ocorrido na manhã deste sábado (2706).
“Esse ano não está sendo fácil para a cultura vitoriense. Perdemos Padre Renato, Dra. Diva e agora dona Eunice. Três dos mais importantes defensores da nossa história. Aqui, externamos nossos sentimentos. Gostaria de abraçar em pesar seus filhos, netos, bisnetos e toda à família, na pessoa da sua filha, Ilma. Dra. Maria Eunice de Xavier Coelho” lamenta o vereador.
Professora Eunice Xavier era viúva do juiz Aloísio Xavier, foi uma mãe de família exemplar e, mesmo morando no Recife, nunca abandonou a sua casa em Vitória de Santo Antão, próximo à Praça Duque de Caxias. Tiveram seis filhos: Aluísio José, Maria Eunice, Graça, Frederico, Gustavo e Fátima. Durante toda sua vida, foi uma mulher de vanguarda, que participou ativamente da vida cultural do nosso município. 
Por quase 20 anos esteve na Presidência do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão. Sua gestão destacou-se pela restauração das instalações do Silogeu e da fachada do prédio do IHGVSA – na Rua Imperial. Trabalhou ativamente para melhoria do Museu Sacro, executou a criação do Museu da Imprensa e climatização do Salão Nobre. Destacou-se também por sempre realizar e incentivas às comemorações da Batalha do Monte das Tabocas, no IHGVSA, bem como da data Magna do município. 
Dona Eunice sempre esteve presente às festas do Padroeiro Santo Antão e demais celebrações organizadas pela paróquia Matriz de Santo Antão, como também participou ativamente do Ciclo dos Amigos da Vitória. Era certo encontrá-la em Vitória no Carnaval e em dias outros dias festivos, quando as portas do seu sobrado eram abertas para os amigos e familiares.

2 comments:

Sosígenes Bittencourt said...

Dona Eunice era uma criatura alegre como o seu ex-marido, o desembargador Aloísio Xavier. Daí a boa convivência, a paz e felicidade recíprocas que refletiu no equilíbrio e bom encaminhamento dos filhos. Foram pessoas que serviram ao mundo e não apenas existiram, não apenas passaram pela vida, mas viveram a vida.

Sosígenes Bittencourt said...

Para comprovar o que digo, em seu livro PANORAMA, doutor Aloísio de Melo Xavier, com quem dona Eunice fora casada, revelou o seguinte: "Em menino, pratiquei muitas peraltices e brincadeiras, graças à minha natural inquietude, que não me dava tréguas. Comecei a entender, desde então, o imenso valor da alegria, contrapondo-se aos problemas e às misérias da vida humana."