Saturday, August 01, 2015

VEREADOR EDMO NEVES



A História da Vitória de Santo Antão disponível na internet


Os três volumes do livro “A História da Vitória de Santo Antão” vão estar disponíveis na internet a partida próxima segunda-feira (03 de agosto). Os livros foram lançados na década de 80 pelo professor José Aragão Bezerra Cavalcanti e narram o desenvolvimento do município em vários aspectos desde sua fundação em 1626.
Todo o acervo ficará acessível para consulta e download de forma gratuita na página do vereador Edmo Neves (PMN), o endereço é www.professoredmo.com.br.
“Com essa iniciativa esperamos facilitar o acesso para os vitorienses. Como o livro encontra-se esgotado e existem poucos exemplares disponíveis para consulta na cidade, tivemos a iniciativa de tornar a história da nossa cidade disponível na internet para quem quiser pesquisar sobre as origens de Vitória de Santo Antão”, explicou  Edmo Neves (PMN).
A partir da ideia inicial foi feito um contato com José Maria Aragão, filho do autor, que  fez uma articulação com os irmãos dele e todos autorizaram assinaram um termo de cessão dos direitos autorais, autorizando, desta forma o uso.
“É preciso parabenizar os filhos do professor Aragão pela renuncia aos direitos autorias e pela vontade de ver o grande legado do pai deles eternizado para a atual e futuras gerações. Essa é uma atitude concreta de preservação da história de Vitória de Santo Antão”, enfatiza o vereador.
O processo de digitalização ficou a cargo do jornalista Luís Boaventura. As 993 páginas, dos três volumes passaram primeiro por um processo de limpeza e foram copiadas numa máquina Xerox. Em seguida foi tudo escaneado, manualmente, uma a uma e transformado em arquivos pdf.
Após esse processo, todo o acervo fica disponível para leitura e com mais facilidades inclusive para a consulta. “Quem quiser pesquisar sobre Mariana Amália ou a Hecatombe da Vitória, por exemplo, basta colocar as palavras chaves no buscador e ir direto ao assunto”, explica Boaventura.
A data para o lançamento do material na internet não poderia ser melhor: o feriado de 03 de agosto, quando os pernambucanos (e de forma especial, os vitorienses) comemoram os 370 da Vitória da Batalha do Monte das Tabocas, a primeira das três lutas que terminaram com a expulsão dos holandeses de Pernambuco.

No comments: