Tuesday, January 16, 2007

Fala, Vitória



Santo Antão Abade

Natural da aldeia de Coma, no Egito, nasceu no ano 251.
Filho de pais ricos e nobres, perdeu-os aos 18 anos, ficando com uma irmã menor, herdeiro de grande fortuna.
Certa vez, ouvindo na Igreja a passagem do Evangelho em que o Salvador diz a um rico: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu” (Marcos 10;20) separou o dote de sua irmã, aumentando-o, confiou-a aos cuidados de virtuosas senhoras, distribuiu todos os seus bens com os necessitados e se retirou para o deserto, onde passou 85 anos em oração e penitência.
Faleceu Santo Antão aos 105 anos, em 17 de janeiro de 356.
Seus restos mortais se encontram na abadia de Viena, diocese da França.
É também conhecido por Santo Antão Abade, o Pai dos Eremitas, iniciador da vida monástica no deserto.

Parece estar historicamente confirmado que a Ilha de Santo Antão, em Cabo Verde, foi assim batizada por ter sido descoberta num dia 17 de Janeiro.

Obs: O blog já está aceitando comentários. Clique em "comments".

3 comments:

Anonymous said...

É sempre de grande interesse para o nosso enriquecimento cultural, estarmos por dentro da história de nossa cidade e porque não a história de nosso glorioso padroeiro Santo Antão.
Um beijo, Goretti Alcântara

Anonymous said...

Você, como sempre, além de nos trazer o conhecimento literário, o qual lhe é peculiar, nos brinda com informações as mais diversas e sazonais. Abraços, Fernando

Sosígenes Bittencourt said...

Gostei do sentido figurado da palavra "sazonal", referindo-se aqui a efeméride. No mínimo, enriquecedor. É esse intercâmbio cultural e intelectual que buscamos.