Tuesday, December 04, 2007

Hugo soft e ameaçador


Para Cláudia Jardim, nem tudo para Hugo Chavez são flores. Veja o que observa a jornalista, depois da derrota do presidente venezuelano, diretamente de Caracas: “Mensagem de Chavez não foi suficiente para convencer os seus simpatizantes de que o caminho para o socialismo era a melhor opção.
Como Hugo é teimosíssimo e ao mesmo tempo meigo, como todo ditador, ficou todo soft, mas ameaçador: “Felicito os meus adversários pela sua vitória. Temos uma longa batalha pela frente.” Quer dizer, uma vez derrotado, mas não vencido, vai à luta. Ou seja, como na linguagem popular: “vai morrer atirando”. À pupila da democracia, deve ter parecido irreverente ao referir-se ao referendo.
O povo venezuelano, em geral, deve ser como todo mortal que inala oxigênio nessas republiquetas abaixo da linha do Equador. Não suporta ditadura porque diz que dói nas costas e enclausura a alma. No entanto, não respeita a liberdade: estira a língua, brada palavrão, estala banana e sacode o sapato no pavilhão nacional.
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Anonymous said...

Gostaria muito de saber qual o conceito que Hugo Chavez tem sobre "socialismo". Ele gosta de dá uma de alienado para querer alienar o povo.

Sosígenes Bittencourt said...

Estou com a frase do psicanalista Michel Foucault: O mundo é um grande hospício.