Sunday, August 16, 2009

Comentário do dia - 16/08/2009

Nessa madrugada, o meu celular tocou. Era uma conhecida, de 25 anos, mãe de três filhos, dois casamentos desfeitos, desempregada, dizendo que estava com fome. Liguei para um mototaxista e pedi que lhe levasse comida.
Longe de ser um relato que me envaideça ou autopromocional, trata-se de definição do que seja EMPATIA, capacidade de se colocar no lugar do outro, concentrar-se no seu sofrimento. Deixar celular ligado, de madrugada, e acudir quem passa necessidade, é gesto pouco encontradiço no cotidiano da sociedade. Sequer refleti sobre os erros da socorrida, que culminaram com o seu clamoroso estado. Sem instrução devida, é mais uma vítima de uma sociedade desamparada sob todos os aspectos. Daquelas que erram o caminho da escola e vão ao motel.
É claro que gestos isolados como este não salvarão o mundo, mas deveriam servir de exemplo para aqueles que têm condições de fazer muito mais, porque administram o dinheiro público para investir em boa educação e prevenir os índices de violência.
Ademais, quem sou eu para julgar os pobres que erram? A pobreza é resultado de erros encadeados e históricos, numa sequência fatal, cujo resultado é a degradação do tecido social e a infelicidade de todos.
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Unknown said...

Essa sua socorrida, continua no erro e procurando sarna pra se cosçar e não tem um minimo de responsabilidade com os seus.

Sosígenes Bittencourt said...

O pior dessas pessoas que erram é não procurar se consertar, agravando mais ainda sua situação, cuja vítima maior são seus descendentes.