Friday, August 28, 2009

História do mundo em 6 copos

1. VINHO
A bebida da elite.
Bebida preferida dos gregos e romanos da Antiguidade, o vinho sempre implicou distinções de classe. Em Roma, até os pobres bebiam vinho – mas as melhores vinhas e as safras envelhecidas eram privilégio dos patronos ricos.
2. CHÁ
A bebida do imperialismo.
No século XVIII, o comércio do chá foi um dos fundamentos econômicos do Império Britânico. Mas não só por isso o chá se tornou a bebida nacional inglesa: seus rituais de preparação condiziam com a auto-imagem da Grã-Bretanha como a mais civilizada das potências.
3. CERVEJA
A bebida da civilização.
Feita com grãos de cereais fermentados, a cerveja era uma bebida de elaboração simples e conservação relativamente fácil. Popularizou-se entre as primeiras civilizações da Mesopotâmia e do Egito – o que faz dela a primeira bebida da história a ter importância econômica e cultural.
4. COCA-COLA
A bebida da globalização.
Inventada por um farmacêutico de Atlanta, Geórgia, no fim do século XIX, a Coca-Cola se transformou em símbolo do poder econômico americano. Mas, como a marca mais conhecida do mundo, também é uma espécie de patrimônio internacional – o refrigerante que tantos dizem odiar e que todos bebem.
5. DESTILADOS
A bebida da colonização.
Graças a seu alto teor alcoólico, destilados como conhaque, uísque e rum resistiam bem às demoradas viagens marítimas do século XVI. Chegaram até a ser usados como moeda de troca no comércio dos escravos que iam trabalhar nas colônias do Novo Mundo.
6. CAFÉ
A bebida do Iluminismo
Inicialmente importado da Arábia, o café ganhou a Europa nos séculos XVII e XVIII. Suas propriedades estimulantes fizeram dele a bebida ideal dos filósofos e cientistas que se reuniam nos cafés de Londres e Paris para debater novas ideias.
(História do Mundo em 6 Copos - Tom Standage)

4 comments:

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS said...

ONDE ESTÁ O SEXTO COPO? ACHO QUE ALGUÉM TOMOU ESSE CAFEZINHO. RSRS. FIQUEI CURIOSA.

Anonymous said...

Cadê o sexta bebida?? Ah.. já sei. Enquanto o senhor estava postando a matéria, também tava tomando um cafezinho. rsrs

Anonymous said...

Correção: a sexta bebida... rsrs

Sosígenes Bittencourt said...

Só suprimindo um item, eu conseguiria provocar o comentário de vocês. Obrigado pela atenção dispensada. Forte abraço!