Monday, August 31, 2009

Fala, Vitória

O Vera Cruz voltou
O maior mérito do Vera Cruz foi ter subido de Divisão sem manobras escusas. Subiu em meio a dificuldades, mas com a bola rolando, sem guincho suspeito, sem favorecimentos ou benesses. Como bom vitoriense, fico feliz com a subida de ambos, mas fico mais contente com a ascensão do Vera Cruz porque era um time xingado e desacreditado pelos seus opositores.
Parabéns a todos que colaboraram com seu triunfo, pois foi uma vitória de Vitória, uma glória para Vitória. E particularmente, essa conquista tem liderança. O presidente do clube, Fernando José Nogueira, filho de seu Zezinho da Padaria, criado lá no bairro de Maués, é ex-jogador de futebol e um líder. Ele consegue sonhar e arregimentar colaboradores na concretização dos seus sonhos. É a isto que chamamos de SUCESSO. Líder não é aquele que manda, mas, sobretudo, aquele que convence.
Forte abraço!
Sosígenes Bittencourt

Sunday, August 30, 2009

Fala, Vitória

Quiproquó no Parque de Exposição de Animais
Na feira dos bichos, os animais tinham mais porte de gente do que os homens. De repente, lá vem um deles garroteado pela polícia. Diz que passou a mão no focinho de uma fêmea. Outros explicam que a genista jogou cerveja na fisionomia do agressor. Deve ter sido arenga de apaixonados, criaturas estragadas pelo desejo, viciadas umas nas outras, reeditando o célebre estribilho: meu vício é você. Não vá que já estejam enroscados na cama. Porque ela não teve coragem de assinar o flagrante, para vê-lo acocorado por trás das grades, por causa de um merecido tabefe na bochecha. E ele, deve estar se explicando, como o matuto indagado pelo delegado:
- Foi o senhor que fez isso na sua mulher?
- Fui eu, sim, senhor.
- O senhor conhece a Lei Maria da Penha.
- Não, senhor, lá em casa a Lei é Maria da PEIA.
Sosígenes Bittencourt

Friday, August 28, 2009

História do mundo em 6 copos

1. VINHO
A bebida da elite.
Bebida preferida dos gregos e romanos da Antiguidade, o vinho sempre implicou distinções de classe. Em Roma, até os pobres bebiam vinho – mas as melhores vinhas e as safras envelhecidas eram privilégio dos patronos ricos.
2. CHÁ
A bebida do imperialismo.
No século XVIII, o comércio do chá foi um dos fundamentos econômicos do Império Britânico. Mas não só por isso o chá se tornou a bebida nacional inglesa: seus rituais de preparação condiziam com a auto-imagem da Grã-Bretanha como a mais civilizada das potências.
3. CERVEJA
A bebida da civilização.
Feita com grãos de cereais fermentados, a cerveja era uma bebida de elaboração simples e conservação relativamente fácil. Popularizou-se entre as primeiras civilizações da Mesopotâmia e do Egito – o que faz dela a primeira bebida da história a ter importância econômica e cultural.
4. COCA-COLA
A bebida da globalização.
Inventada por um farmacêutico de Atlanta, Geórgia, no fim do século XIX, a Coca-Cola se transformou em símbolo do poder econômico americano. Mas, como a marca mais conhecida do mundo, também é uma espécie de patrimônio internacional – o refrigerante que tantos dizem odiar e que todos bebem.
5. DESTILADOS
A bebida da colonização.
Graças a seu alto teor alcoólico, destilados como conhaque, uísque e rum resistiam bem às demoradas viagens marítimas do século XVI. Chegaram até a ser usados como moeda de troca no comércio dos escravos que iam trabalhar nas colônias do Novo Mundo.
6. CAFÉ
A bebida do Iluminismo
Inicialmente importado da Arábia, o café ganhou a Europa nos séculos XVII e XVIII. Suas propriedades estimulantes fizeram dele a bebida ideal dos filósofos e cientistas que se reuniam nos cafés de Londres e Paris para debater novas ideias.
(História do Mundo em 6 Copos - Tom Standage)

Thursday, August 27, 2009

Pisca-pisca da Celpe

De vez em quando, a gente tem de botar a Celpe na berlinda. Agora mesmo, não se sabe por que cargas d'água a luz vem apagando e acendendo numa fração de segundos, cada vez com mais frequência. E aí, perguntaríamos: Se queimar um eletrodoméstico, quem irá indenizar o consumidor e quando? Depois de uma reclamação - segundo ouvi falar - tem de ser agendada uma perícia, para a comprovação técnica do prejuízo. Isso leva tanto tempo que dá para comprar e pagar outro eletrodoméstico no período. Ademais, não se sabe se haverá ganho de causa do consumidor. E quem danado pode estar comprando geladeira, televisor e computador todo dia. Este é mais um descaso com o povo, que só está respirando porque é de graça, se fosse pago, já teria morrido de falta de ar.
Sosígenes Bittencourt

Wednesday, August 26, 2009

Fala, Vitória

Há um tópico numa Comunidade de Vitória de Santo Antão, no Orkut, que pede fotografias de figuras vitorienses bizarras, como Mané Capão e Aníbal. Não sei quem se lembra, mas eu conheci a figura cinematográfica do corcunda Aníbal. Andava pelas ruas resmungando e exalando um nauseante aroma de pão e banana, como se fosse um personagem de filme de terror. Aníbal tinha o hábito de apalpar o seio das mulheres, o que o tornava mais apavorante. Não sei do que morreu nem exatamente quando, o que lhe empresta uma feição misteriosa e hugoana, à la O Corcunda de Notre Dame.
Forte abraço!
Sosígenes Bittencourt

Monday, August 24, 2009

Comentário do dia - 24/08/2009

Francamente, mas eu não sei por que os torcedores de Náutico e Sport se grelham tanto. Ontem, o Náutico foi a cópia fiel do Sport, jogando contra o Cruzeiro em Belo Horizonte. O time não dá combate no meio do campo, deixando o adversário armar a jogada como quer e chutar na cara do goleiro. Ora, todo mundo conhece o velho ditado: Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. E furou direitinho. Meteram 4 a 2 no timbu sem problema. Quer dizer, não adianta as torcidas se insultarem, porque padecem da mesma lerdeza, da mesma vagarosidade, como se tivessem viajado a cavalo.
Sosígenes Bittencourt

Fala, Vitóra


Com dois gols de Marcone, o Vera Cruz bateu, de virada, o Araripina por 2 a 1, na tarde deste domingo, 23, no estádio Chapadão do Araripe, pela primeira partida das finais do Campeonato Pernambucano da Série A2. Pelo regulamento da competição, com este resultado, o Galo é o campeão da Série A2, de 2009.
"Com a vitória, fomos beneficiados pelo regulamento e conseguimos antecipar a nossa festa. Nada mais justo para a melhor equipe do campeonato. Agora é trabalhar ainda mais forte para o "Pernambucano de 2010", destacou o feliz Fernando Nogueira, presidente do Vera Cruz.
Domingo, 30, as duas equipes voltam a se enfrentar, no jogo da entrega das faixas, às 15h15, no Carneirão. Sendo a melhor equipe da competição, o título de bicampeão, vem coroar a bela campanha do time vitoriense.
Torcedor, compareça em massa ao estádio no próximo domingo e faça a festa, o Vera Cruz é bicampeão da Série A2!!!

Por: Melicio Oliveira

Friday, August 21, 2009

Comentário do dia 21/08/2009

Temas instigantes como este, sobre a relação entre o mundo da prostituição e a fantasia feminina, são fruto de leitura e chamariz para a curiosidade. Não há tema que mais chame a atenção do leitor do que o sexo. Lembro-me de Arnold Toynbee, ao afirmar: O sexo, mais do que a morte, deixa o homem diante de uma perplexidade insanável. E como estamos chegando a mais um final de semana, momento em que pensamos mais em namoro do que no decorrer da labuta, eis uma abordagem que talvez sirva de reflexão e aperfeiçoamento da relação a dois, produzindo maior prazer e felicidade.
Forte abraço!
Sosígenes Bittencourt

Prostituição e fantasia



Psicanalista defende idéia de que imaginar a entrega total do corpo é essencial na sexualidade feminina.
A psicanalista gaúcha Eliana Calligaris dedicou sua tese de mestrado à questão da prostituição - não invocando a atividade das profissionais do sexo, mas analisando-a como uma fantasia da mente feminina. A tese transformou-se no livro Prostituição: o Eterno Feminino, no qual expõe a idéia de que a fantasia da prostituição significa imaginar uma disposição do corpo sem restrições.
ÉPOCA - O que é a entrega do corpo feminino?
Eliana Calligaris - Muitos homens comentam que, ao tocar numa mulher, encostam num corpo sem vida. A mulher na verdade está ausente. A entrega seria estar realmente presente numa cena sexual e usufruir desse momento. Na psicanálise, acreditamos que a menina, em um período de sua vida, sente desejo pelo pai. Mas ela aprende que é preciso reprimi-lo. Entretanto, esse desejo precisa, mais tarde, se revitalizar na relação com outro homem. A fantasia da prostituição permite que a mulher desenvolva sua sexualidade sem as amarras do pai e se entregue à relação com um homem ou mesmo com uma mulher.
ÉPOCA - Há muitos livros com memórias de prostitutas sendo publicados. Por que as pessoas estão interessadas em saber o que passa na cabeça das profissionais do sexo?
Eliana - Com a chamada liberação sexual, imposições culturais como a virgindade antes do casamento caíram. O que nós temos ainda para descobrir? Nosso interesse, desde criança, é movido pela curiosidade sexual. Sexo não é apenas a cópula, mas tudo o que dá prazer e anima o corpo. Por mais que tenhamos derrubado tabus, ainda somos curiosos, pois o sexo organiza a vida emocional do sujeito. A vida das prostitutas continua sendo misteriosa para quem não exerce essa profissão. Elas têm uma representação social importante, pois sabem sobre o maior segredo que existe no mundo: o segredo do sexo.
Época - 10/08/2005

Thursday, August 20, 2009

Estudando Português

Reforma Ortográfica
Regra da Acentuação
- Hiatos terminados em “oo” e “ee” não são mais acentuados. Exemplo: leem e voo.
- Ditongos abertos em paroxítonas não são mais acentuados. Exemplo: ideia e jiboia.
- Ditongos com “u” e “i” tônicos não são mais acentuados.
Exemplo: feiura.
- O acento continua em ditongos abertos em monossílabas, oxítonas e terminados em “eu“. Exemplo: chapéu.
- O acento em palavras homógrafas foram eliminados, com exceção no verbo “poder” (no passado) e “pôr”.
Exemplo: pelo, para, pôde.
- Não acentua-se mais o “u” em formas verbais rizotônicas precedido de “g” ou “q” antes de “e” ou “i“.
Exemplo: apaziguar e averiguar.

Wednesday, August 19, 2009

Comentário do dia - 20/08/2009

Lembrei-me da história de Eduardo Prado e Alphonsus Guimarães, se não me falha a memória. A menina de Eduardo chamava-se Alice e brincava no jardim da chácara em frente à varanda.
Aí, Alphonsus Guimarães saiu-se com essa: -Ali-ce vive de amor!
E Eduardo concluiu: - E-du-ar-do Prado que ela vive!
Sosígenes Bittencourt

Quadro de Frases


Se Deus não existisse,
seria preciso inventá-lo.
Voltaire

Tuesday, August 18, 2009

Comentário do dia - 18/08/2009

Quase que termina o mês e eu não falo sobre o signo de Leão. Muitos leoninos que conhecemos fizeram aniversário neste período. A Astrologia pode não ser cem por cento verdade, mas acerta demais quando descreve os signos. Observe, por exemplo, o que encontramos sobre aquilo que irrita os leoninos. Quer dizer, se você tem alguém que ama ao seu lado, deste signo, é bom se ligar nas observações.
"Tente ensiná-los alguma coisa da qual eles não entendam, e dê uma gozada no final, como se fossem completos ignorantes. Ignore-os. Esqueça o nome deles e pergunte: "Qual é mesmo o seu nome?" Em público, não os apresente às pessoas importantes. Deboche do seu gosto, da sua elegância e da sua aparência. Quando estiverem dramatizando uma situação, ria quando o caso for triste, e faça caretas quando contarem uma piada. Quando ele perguntar após a transa: "Foi bom para você?" responda "...mais ou menos". Não preste atenção em nenhuma de suas histórias e depois diga: "Desculpe, nem ouvi o que você estava falando". Tire-os de cena, dizendo: "Depois você fala, tá?"
Autor: (Desconhecido)

Monday, August 17, 2009

Leão


Seu símbolo é um leão. Forma com Áries e Sagitário a triplicidade dos signos do Fogo.
Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os leoninos são as pessoas nascidas entre
22 de Julho e 22 de Agosto.
Palavras chaves que definem o Leonino: Vitalidade, Nobreza, Generosidade, Afetuoso, Arrogante, Vaidoso, Dominador.
Seu Signo é do Elemento Fogo: este Elemento expressa-se por atividade, energia e busca de conhecimento e identidade. A ação é o fator base do Fogo. Ele é o que ajuda a criação, dá vida e aquece quando moderado. E é poder que queima, destrói, seca e ofusca quando excessivo.
Nascidos sob o signo de Leão:
Paulo Coelho, Albert Sabin, Michael Jackson

Sunday, August 16, 2009

Comentário do dia - 16/08/2009

Nessa madrugada, o meu celular tocou. Era uma conhecida, de 25 anos, mãe de três filhos, dois casamentos desfeitos, desempregada, dizendo que estava com fome. Liguei para um mototaxista e pedi que lhe levasse comida.
Longe de ser um relato que me envaideça ou autopromocional, trata-se de definição do que seja EMPATIA, capacidade de se colocar no lugar do outro, concentrar-se no seu sofrimento. Deixar celular ligado, de madrugada, e acudir quem passa necessidade, é gesto pouco encontradiço no cotidiano da sociedade. Sequer refleti sobre os erros da socorrida, que culminaram com o seu clamoroso estado. Sem instrução devida, é mais uma vítima de uma sociedade desamparada sob todos os aspectos. Daquelas que erram o caminho da escola e vão ao motel.
É claro que gestos isolados como este não salvarão o mundo, mas deveriam servir de exemplo para aqueles que têm condições de fazer muito mais, porque administram o dinheiro público para investir em boa educação e prevenir os índices de violência.
Ademais, quem sou eu para julgar os pobres que erram? A pobreza é resultado de erros encadeados e históricos, numa sequência fatal, cujo resultado é a degradação do tecido social e a infelicidade de todos.
Sosígenes Bittencourt

Friday, August 14, 2009

Comentário do dia - 15/08/2009

Relendo velhas revistas, encontrei uma crônica de Susan Andrews, psicóloga e monja iogue, autora do livro Stress a seu Favor, e resolvi resumir para os meus leitores de todas as idades. Acredito que todos se encaixem no relato da psicóloga, pois são personagens de duas gerações distintas. Uns da era de maior contato com a natureza, e outros nascidos na era da sofisticada tecnologia cibernética. No meu caso, convivi com ambas. Fui de uma geração que jogava bola de gude e pião numa ruazinha sem calçamento e hoje estou digitando esta matéria num computador.
Boa leitura, boa sorte e aquele abraço!
Sosígenes Bittencourt

"Déficit de natureza"



Quando eu era criança, sempre estávamos ao ar livre. Fazíamos diques em córregos como pequenos castores. Rolávamos morro abaixo, e moldávamos elaborados cenários com gravetos, seixos e argila para encenar infindáveis histórias. Será que você também brincou em algum lugar especial e mágico na natureza durante sua infância?
É claro que a nova geração está colhendo diversas vantagens de nossas avançadas tecnologias, e de fato demonstrou-se que o uso do computador e dos videogames proporciona vários benefícios psicomotores e cognitivos.
Pesquisas na Universidade Cornell em Nova York mostraram que crianças com mais natureza perto de casa têm menos distúrbios de comportamento, menos ansiedade e depressão e mais auto-estima.
Susan Andrews
(5/fev/2007 - Revista Época)

Wednesday, August 12, 2009

Comentário do dia 12/08/2009

Sempre que alguém tira algo de mim e atira no lixo, penso na morte. Por exemplo, cortar cabelo e extrair dente me levam a pensar na "Indesejada das Gentes", como diria Manuel Bandeira, o poeta da Rua da União. Ainda bem que não ando com medo de morrer, nem sofro de hipocondria, embora nunca entenda por que nascemos para morrer. Semana passada, mandei cortar o cabelo, pensei na morte. Ontem, mandei extrair um dente, pensei na morte. Costumo dizer que medo de morrer, da minha idade, é covardia. Principalmente, quando se mora num país onde a violência nos espreita em cada esquina. Quando vejo meus cabelos sendo atirados no chão para nunca mais voltar, ou um dente removido, imprensado num alicate, sinto uma sensação de que passaram-se os anos, de que algo de mim estaria sendo sepultado, como numa prévia do momento derradeiro. Contudo, consolo-me em saber que é melhor para a vida remover o que poderia lhe causar a morte. Já não basta a degradação ambiental, o efeito estufa, o degelo das calotas polares e o Buraco da Camada de Ozônio.
Ao barbeiro e dentista que me despoluíram, meu cordial abraço!
Sosígenes Bittencourt

Tuesday, August 11, 2009

Resenha Esportiva - 11/08/2009

Agosto pode não ser o mês dos desgostos, mas a bruxa anda sobrevoando o cenário futebolístico pernambucano. Ontem, o Sport pisou na bola mais uma vez, engolindo 3 do Inter nas terras gaúchas e, de quebra, não fazendo nem um. E ainda comentaram que o Internacional foi generoso, pois poderia tê-lo massacrado. Também, não tem defesa que aguente ficar por trás do ataque do Sport. Do meio para a frente, o time é confuso, sem esquema tático e desanimado.
O Náutico, apesar da boa vontade, da garra e da boa performance de Gilmar, continua esperneando na linha de rebaixamento. É bom relembrar, para os mais exaltados, que divide com o Sport as defesas mais vazadas do Campeonato.
O Santa Cruz, apesar do Central ter feito bonito contra o Sergipe, não conseguiu derrotar o CSA, exatamente quando deveria. Parece urucubaca, macumba braba, porque a sua torcida divide com o Flamengo a maior média de público por partida. O pior é que não existe Série E. Nesses dias chamam-no de Santa Cruz de A a Z.
Ainda bem que, em minha cidade, Vitória de Santo Antão, o Vera Cruz precisa apenas de um empate, Domingo, para ascender à Primeira Divisão do Campeonato Pernambucano. Chega de tanta tragédia!
Sosígenes Bittencourt

Sunday, August 09, 2009

Sujo falando de mal lavado

Essa história de José Sarney estar dando emprego a parentes e agregados, praticando nepotismo e coisas que tais é prática mais antiga por esses brasis do que a posição de expelir dejetos acocorado. Porém, a questão central, dentre as denúncias, é o desvio de 500 mil reais da Petrobrás para empresas fantasmas e familiares do ex-presidente que, até o momento, só serviu de manchete e nada foi efetivamente providenciado no intuito da devolução do dinheiro. É aí que entra o novo significado da palavra pizza, que recebe a acepção de "crime agraciado com impunidade". Os escândalos congressuais, na realidade, só têm servido para dar lucro à mídia e mal educar o povo. Não foi à toa que Maquiavel sintetizou: O mau exemplo dos governos termina sendo imitado pelos seus governados. E o mais grave que se apura das agressões verbais entre parlamentares que apontam dedinhos sujos uns para os outos é que Justiça na pátria de Rui, o Barbosa, é feita para pobre. O que dizer, por exemplo, a esfomeados que furtam potes de margarina e tomam xadrez, quando deputados erguem castelos sem prestar contas ao Imposto de Renda e são absolvidos pelo Conselho de (Ética?) do Congresso? Enfim, Sarney está sendo escurraçado, como se fosse para resgatar a classe política perante a opinião pública, mas o que nos causa nítida impressão é de que tem sujo falando de mal lavado.
Sosígenes Bittencourt

Friday, August 07, 2009

Quem mata mais?

Costumo dizer, em conversa, que o homem mata infinitamente mais do que a mulher, razão pela qual considero a mulher um animal melhor do que o homem. E quando o crime envolve homem e mulher, advindo de relação passional, é que se percebe mais nitidamente a maneira de reagir de ambos. Observe, por exemplo, como aborda essa diferença de reação a professora e advogada Dayse de Vasconcelos Mayer, em sua crônica Crimes de Paixão.
"Os homens lideram as estatísticas dos crimes de paixão. Foram educados para a contenção das emoções. Mesmo as mais singelas. Quando os sentimentos não podem aflorar por inteiro vão se acumulando numa caldeira. No instante em que as válvulas se rompem pelo excesso de pressão do meio, as emoções fluem desordenadas sob o ferrete da irracionalidade. Quem já leu Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco, poderia compreender melhor essa lógica.
Na seara feminina, também as mulheres matam. E com requintes de perversidade. Mas isso ocorre, geralmente, na imaginação. Não se trata dos casos em que a mulher, vítima passiva de recorrente crueldade masculina, explode subitamente um dia e mata. Aqui é diferente: elas conseguem redirecionar a paixão para si próprias numa espécie de sadomasoquismo ou lento suicídio. Exatamente como se a morte tivesse o poder de ressuscitar a paixão no outro. Grande parte acaba por descobrir que a maior vingança é revelar ao homem amado que ainda possui a capacidade de ser feliz."
Sosígenes Bittencourt

Thursday, August 06, 2009

Comentário do Dia 07/08/2009

Ontem, andaram me perguntando se o presidente do Sport era médico. Ao que respondi: Pode ser, mas o time é um caso sem remédio.
Silvio Guimarães andou dizendo que sua intenção é pagar as dívidas do Sport. Tudo bem, mas quem está pagando o pato com tamanha seriedade é o pobre do torcedor.
Ontem, o lendário goleiro Magrão, o homem-borracha, coitado, nunca recebeu tanta bomba no pau do nariz. A defesa bateu cabeça e deixou o guarda-bala de cara com os fuzileiros Roni, Kiesa e Conca, que nem nome de gente têm. Pois bem, se Silvio Guimarães é médico, o Sport serviu de UTI à agremiação fluminense.
Forte abraço!
Sosígenes Bittencourt

Wednesday, August 05, 2009

Fragmentos (Retrospectiva)

O povo não sabe o que inflação nem deflação, sabe o que é aflição.
Na Feira de Cavalo, os animais tinham mais porte de gente do que os homens.
(Agosto - 1987)
Conselho para tempo de Campanha Política: Mantenha Distância dos caminhões em praça pública.
Em Nairobi, elefantes que perderam a mãe são alimentados por gigantescas mamadeiras, em doses para elefante.
Corinthians 1, Guarany 0. E o Corinthians precisou apenas de Viola para executar o Guarany em Campinas.
(Agosto – 1988)
A questão do crescimento populacional é que a zona de prazer fica muito próxima da câmara de fecundação.
Revelaram que o casamento faz bem ao coração. No entanto, dependendo do parceiro e da renda familiar, pode até matar.
Havia 4 bêbados beliscando um pão. Não era a multiplicação dos pães, era a divisão do pão.
Quando chove, as aulas são suspensas e os alunos liberados. Quando não chove, os alunos ficam adivinhando chuva.
(Agosto - 1989)
Sosígenes Bittencourt

Monday, August 03, 2009

Pintura é Cultura

Retrato de Rosalba Peale
Rembrandt Peale

Batalha das Tabocas

Registro memorabilíssimo de nossos feitos heróicos foi o carreirão que os insurretos pernambucanos deram na pirataria batava, no Monte das Tabocas, a 48 km da Ribeira Marinha dos Arrecifes.
Contam que foi às 13:30 h, do dia 3 de agosto de 1645, a refrega mais encarniçada, com os bravíssimos heróis pátrios emergindo da moita dos tabocais, e os holandeses margeando o rio Tapacurá. A conflagração durou a tarde toda, até que, à Hora do Ângelus, os neerlandeses deram o pira, abandonando garruchas, cadáveres e alforjes, embarafustando-se pelo breu da mata, ao coaxar dos sapos e cricrilar dos grilos, sob o céu escampo do Brasil.
Sosígenes Bittencourt

Sunday, August 02, 2009

Fragmentos

No Parque de Exposição de Animais,
os animais têm mais porte de gente do que os homens.
Sosígenes Bittencourt