Sunday, January 24, 2010

Vão mexer nas cédulas do Real

Esta é uma prova de que o Brasil é um país de aparências. Antes de mexer nas notas de Real, quanto à sua luminosidade, natureza do papel e tamanho, era preciso tentar erradicar a maneira de lidar com o dinheiro, que é uma herança maldita entre os brasileiros. Herança ibérica de abundância e desperdício, a relação exibicionista que temos com o vil metal, a confusão que fazemos entre NECESSIDADE e DESEJO. O dinheiro para nosso povo é uma forma de exibir riqueza e poder, mesmo que isso seja totalmente falso. Daí, a supervalorização daquele que TEM, em detrimento daquele que É. Depois, a escravização do cidadão comum pelos recursos midiáticos do consumismo. Uma maldade, um descaminho de natureza sociocultural que leva todos a se sentirem embaídos por protótipos de felicidade que, uma vez inalcançados, geram depressão, corrupção e morte. E quanto ao fato de mudarem a cédula para prevenir falsificação, é mais uma enganação. Já assistimos a esse filme antes. Falsificadores de cédulas são conhecidos de todos. Dependendo de onde residam, podem ser vizinhos de um gari, ou de uma autoridade qualquer. Melhor seria botar moral na sonegação de imposto e no destino da arrecadação, para não sermos um país rico e fazedores de pobres.
Boa sorte e bons negócios!
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Anonymous said...

"Os combates codificados entre vertebrados são um belo exemplo de comportamento análogo à moral humana. Toda a organização desses combates parece ter por finalidade a função mais importante da luta entre rivais, ou seja, estabelecer quem é o mais forte sem prejudicar demasiadamente o mais fraco." (Konrad Lorenz)

Sosígenes Bittencourt said...

É a preservação dos mais fortes, à custa da manutenção dos mais fracos.
Quanto ao dinheiro, o nosso deveria se chamar IRREAL, pela falsa imagem que temos do seu valor e a maneira equivocada de lidar com a moeda.